Morre o barítono Eladio Pérez-Gonzalez, aos 94, de COVID-19

Também professor de técnica vocal com estreita relação com Belo Horizonte, cantor estava internado no Rio de Janeiro, onde residia

Redação EM Cultura 13/08/2020 17:58

Ramon Lisboa/EM/D.A/Press
Eládio Perez Gonzalez na Fundação de Educação Artística, em 2017 (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A/Press)

O cantor e professor de técnica vocal Eládio Perez-Gonzalez morreu nesta quinta-feira (13), aos 94 anos, depois de contrair COVID-19. Radicado no Rio de Janeiro, mas muito atuante em Minas Gerais, Eládio costumava se apresentar em duo com a pianista Berenice Menegale, da Fundação de Educação Artística (FEA), onde ele também dava cursos.

 

A FEA divulgou nota comunicando a morte do cantor e professor. Diz o texto: 

 

 

"Morreu hoje, no Rio de Janeiro, de Covid 19, o barítono e professor paraguaio Eladio Perez Gonzalez. Desde o final da semana passada, ele estava internado por complicações de saúde agravadas pelo novo coronavirus.

 

 

Nascido em Assunção em 1926, Eládio veio para o Brasil em 1947,  indo morar em São Paulo, onde desenvolveu seus estudos musicais  e iniciou as atividades profissionais como cantor lírico.

 

Estudou na Alemanha e na França, onde atuou em recitais e oratórios, tendo ainda se apresentado na espanha e no Reino Unido.

 

 

De volta ao Brasil, dedicou-se ao ensino e à difusão da música brasileira contemporânea, participando de movimentos de renovação ligados em especial ao compositor Gilberto Mendes e aos Festivais de música Nova.

 

 

Em 1970, convidado para o 4 Festival de Inverno da UFMG, em Ouro Preto, tornou-se um de seus mais entusiastas colaboradores.

 

 

A Fundação de Educação Artística, de Belo Horizonte, tornou-se outro importante endereço do trabalho artístico e pedagógico de Eladio, conquistando para a cidade a sua permanente contribuição cultural.

 

Leandro Couri/EM/D.A.Press
O barítono e a pianista Berenice Menegale, em abril do ano passado, na FEA (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

A realização dos Encontros de Compositores e Intérpretes  Latino-Americanos, proposta por ele, resultou em significativa aproximação do meio musical mineiro com centenas de autores brasileiros e estrangeiros.

 

 

Mesmo residindo no Rio de Janeiro, Eládio foi reconhecido como notável, generoso e multifafetado artista militante da causa da música brasileira e latino-americana contemporâneas, fruto de longa história de atuações em duo com  a professora e pianista Berenice Menegale, com orquestras e grupos de câmara, bem como por suas memoráveis performances em óperas e outras obras cênicas brasileiras". 

 

 

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS