Quer manda nudes? Saiba como fazer de forma segura 

A prática de pedir e enviar imagens e vídeos íntimos tem lá seus riscos; veja como enviar sua foto ou vídeo pelado com segurança  

Divulgação 
Figurinha queridinha na web utilizada para pedir nudes (foto: Divulgação )
 
Um dos memes mais curiosos e famosos da internet é o manda nudes. O significado é autoexplicativo, a internet facilitou o compartilhamento de informações entre as pessoas.  
 
Neste caso, você pede para um crush ou alguém do outro lado da conexão enviar uma foto pelado (a) ou sensual para você por meio de diversas formas de comunicação, principalmente por WhatsApp, Instagram e Facebook.  
Essa forma de apimentar a relação, matar a saudade do (a) amado (a) e até dar uma mãozinha no andamento da conquista, manda nudes se tornou tendência. Ainda mais durante esses tempos difíceis de quarentena por conta do novo coronavírus
 
Entretanto, o hábito de pedir e enviar imagens e vídeos íntimos tem lá seus riscos. A internet está cheia tragédias envolvendo os famosos nudes, onde indivíduos mal-intencionados que abusam da confiança que o remetente tem em seu destinatário e compartilham nudes alheios sem consentimento.   
 
No Brasil, fazer isso é crime. Caso o conteúdo vazado tenha sido obtido sem autorização da pessoa ora exposta, poderá o agente responder por invasão de dispositivo informático, incluído no Código Penal pela lei 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann. Atualmente esse crime tem pena prevista de reclusão de seis meses a dois anos, e multa. Entretanto, se ocorreu a invasão na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas ou informações sigilosas, a pena é elevada de três a seis anos de reclusão e multa, segundo as informações do site Jusbrasil.  
 
Mas, afinal será que existe alguma forma segura de manda nudes? 
 
Recentemente a organização Coding Rights, criada para contribuir com a proteção dos Direitos Humanos no mundo digital. Criou o Guia Sensual de Segurança Digital para quem quer mandar seus nudes com mais segurança. Veja abaixo, as principais dicas para enviar um ‘nude seguro’.  
 
O primeiro passo é anonimizar o envio. Portanto, na hora de fazer o nude, escolha posições estratégicas que dificultem o seu reconhecimento. É bom tomar cuidado para não mostrar o rosto, tatuagens, marcas de nascença, cicatrizes, móveis da sua residência e etc. Se não tiver como desviar dessas situações, existem aplicativos, como o Obscuracam, que pixelizam rosto e alteram detalhes da foto que podem levar à identificação do pelado (a).   
 
Além disso, toda vez que você tira uma foto, ficam marcados dados de localização, horário, tipo de dispositivo e outras informações que podem servir para te identificar, logo é fundamental usar aplicativos como Photo Exif Editor para remover essas informações antes de enviar.   
 
Evite manda nudes por SMSiMensagens, WhatsApp, Instagram, FacebookTelegram ou Tinder. Use canais 'seguros' na hora de compartilhar imagens e vídeos íntimos. Utilize apps com encriptação ponta a ponta ou envios autodestrutivos nos dispositivos e servidores. E que faça login sem necessidades de e-mail, telefone ou nome real.   
 
Aposte em aplicativos como o Confide ou Wickr, comunique-se com privacidade por meio de mensagens confidenciais e que não deixe rastros digitais. Apesar de toda segurança, existe o risco da pessoa tirar uma foto da tela do celular e compartilhar.   
 
Lembre-se que as fotos tiradas em um celular ficam armazenadas nele mesmo, até se você deletou o arquivo. Se por acaso, você perder o celular, foi roubado ou furtado, algum hacker ou uma pessoa mal-intencionada pode investigar tudo que há nele, mesmo que tenha sido deletado imagens comprometedoras. Portanto, se você costuma manda nudes, é obrigatório ter o aplicativo Cleaner que ajuda a apagar os traços de seus arquivos.  
 
Elmo Baraúna, especialista em segurança digital garante que é possível apagar todos os arquivos do aparelho à distância, de que o usuário tenha feito uma configuração prévia de perda e localização e que essa função de acesso à localização esteja ligada no momento da ocorrência. Veja abaixo, como ativar:  
 
IOS 
 
1 - Vá em ajustes, clique em ID Apple, depois em buscar iPhone; 
2 - Depois, vá em iCloud e em buscar iPhone, clique em “modo perdido”; 
3 – Escolha a opção do que deseja fazer, dentre entras, apagar os dados do aparelho. 
 
Android  
 
1 - Vá em configurações do dispositivo, acesse “segurança e local”; 
2 - Depois, clique em “encontre meu dispositivo” e ative essa opção; 
3 - Com a opção ativada, em caso de perda ou extravio basta acessar o site indicado, se autenticar com a conta da Google utilizado no aparelho. Após se autenticar e localizar o dispositivo, algumas opções estarão disponíveis, dentre elas “limpar o dispositivo”, que irá apagar os dados do mesmo. 
 
Observação: essa configuração tem que ser feita anteriormente e o GPs deve estar habilitado, pelo menos, para o serviço da Google (visto que é possível escolher para qual aplicativo está habilitado).