Afinal de contas, tamanho é documento? 

Se tem um tema comum que entra geração e sai geração em torno do pênis, é o seu tamanho

Divulgação 
O tamanho médio do pênis dos homens brasileiros é de 14 centímetros (foto: Divulgação )
 
Recentemente, João Guilherme, filho do cantor Leonardo rebateu críticas que estava recebendo sobre o tamanho do seu pênis. “Que que é isso, você quer vir catar manga? Vai limpar a sua piscina com a p***?”, disparou o ator.  

A cultura de que quanto maior o comprimento peniano mais 'macho' é o homem é uma grande bobagem, entretanto os homens associam o tamanho da genitália à força e à potência. 
O pênis é o órgão sexual masculino, tem formato cilíndrico e faz parte do aparelho reprodutor, juntamente com os testículos, epidídimo, ductos deferentes e próstata. É formado por dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso. Ele contém vários tipos de tecidos, incluindo a pele, músculo liso, nervos e vasos sanguíneos. 
 
O pênis começa a se desenvolver aos 12 anos, o período de maior crescimento do membro acontece até perto dos 18. Depois disso, ele engrossa e chega ao seu estado adulto aproximadamente aos 21, quando a puberdade masculina acaba e o órgão já deve ter se desenvolvido completamente.  
 
Ter um pênis grande é um símbolo de masculinidade, além de estar ligado a uma maior autoestima, o fato crucial é a percepção de um homem sobre o tamanho do seu documento em relação ao de outros homens. 
 
No entanto, o tamanho médio do pênis dos homens do Brasil é de 14 centímetros. Entre 12 e 16 cm, o membro é considerado dentro da média global. A título de curiosidade, o país com a maior média é a República Democrática do Congo, com 17,9 cm e com a menor média é o Nepal, com 9,3 cm.  
 
Veja o que os especialistas comentaram sobre o assunto que afeta o consciente de quase todos os homens. 
 
Carlos Teodósio da Ros, coordenador do departamento de sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em entrevista para o Metrópoles, afirma que a masculinidade habitualmente foi atrelada à virilidade, sexualidade e tamanho do pênis. “Então, fala-se que quanto maior o pênis, maior será a sua virilidade, mas é o contrário, pois os indivíduos com pênis maiores terão mais problemas de irrigação sanguínea e rigidez”, aponta.  
 
O especialista menciona um estudo envolvendo a população brasileira masculina entre 35 e 70 anos, publicado no Jornal Brasileiro de Urologia em 2018. “O levantamento encontrou um comprimento peniano médio de 13,08 cm e absolutamente nenhuma relação com a vida sexual da maioria destes pacientes”, assegura.   
 
Segundo a educadora sexual Karol Rabelo, o pênis médio do homem brasileiro possui 14 cm e 4.5 cm de diâmetro e é mais do que suficiente, afirma para a publicação.

"O tamanho importa? Não necessariamente. Saber usar é mais importante. Claro que isso não leva em consideração homens que tenham o pênis atrofiado ou coisas do gênero. Mas, a partir dos 10 cm já é uma boa medida".

Karol Rabelo 


Cismado, talvez com o tamanho do seu órgão sexual, um internauta identificado como José Eduardo, questionou o Dr. Drauzio Varella se um pênis de 13 cm estaria dentro da média. Em sua resposta à indagação que lhe foi feita, Drauzio disse que aqueles que possuem um pênis de 13 cm estão dentro da média. O médico ainda rebateu essa mania dos homens em acharem que quanto maior melhor, ele afirma que o tamanho da genitália não faz grande diferença durante o sexo.   
 
Veja o vídeo, abaixo: 

Dr. Celso Marzano, autor do livro, O prazer secreto afirma que a idealização de “quanto maior o pênis, melhor o desempenho sexual” é inverídica. 
 
“O prazer feminino não depende do tamanho do pênis, mais sim de um conjunto de fatores que cerca o ato sexual como a emoção, o amor, o clima erótico, o desejo e o apetite sexual, o grau de excitação e a habilidade do parceiro. Mulher não reclama de tamanho de pênis e sim de infidelidade, de indiferença, de falta de carinho e atenção, do egoísmo e preocupação do parceiro em satisfazer apenas a si próprio”, conclui. Aproveite que você está aqui e saiba a importância da higiene na região íntima.   
 
Fonte: Tua Saúde; Minuto Saudável