Will Smith se recusou a deixar Oscar e pode ser expulso da Academia

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas iniciou um "processo disciplinar" contra o ator

Reprodução/Twitter/Montagem
Will Smith se emociona no discurso pelo Oscar de Melhor Ator (foto: Reprodução/Twitter/Montagem)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, abriu um "processo disciplinar" contra Will Smith, após o ator proferir um tapa contra Chris Rock durante a cerimônia realizada no último domingo (27/03), na qual saiu vencedor da categoria Melhor Ator com King Richard - Criando campeãs.

De acordo com as informações da revista norte-americana The Hollywood Reporter, o artista terá o direito de responder por escrito e poderá ser expulso, suspenso ou sofrer outro tipo de punição.

 

No mesmo comunicado, a organização afirma que pediu para Will sair do local do evento após a agressão, mas ele se recusou.

 

"O Conselho Diretor iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia", diz a nota.

 

Smith recebeu um aviso sobre suas violações e terá até 15 dias para se defender em uma resposta por escrito. A próxima reunião do conselho está agendada para 18 de abril, a Academia pode "tomar qualquer ação disciplinar, o que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta".

 

"As coisas aconteceram de uma forma que nós não poderíamos ter previsto. Gostaríamos de esclarecer que o sr. Smith foi convidado a sair da cerimônia e se recusou, mas também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de forma diferente", acrescenta o comunicado.

 

O texto diz também que o comportamento de Will Smith foi "profundamente chocante e traumática de se ver pessoalmente e na televisão". Por fim, a Academia pede desculpas a Chris Rock: "Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo".

A piada

Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock subiu ao palco para entregar o prêmio de Melhor Documentário e fez piadas com alguns dos indicados da noite - incluindo Will Smith e sua mulher, Jada Pinkett-Smith.

 

Ao fazer um comentário direcionado a Jada, o comediante comparou o visual da atriz, que está careca, ao de Demi Moore no longa Até o limite da honra (1997), cuja personagem também mantém os fios raspados.

 

No entanto, a mulher de Smith sofre de alopecia, uma doença autoimune que faz com que ela tenha queda capilar e assumiu o visual. Com Jada visivelmente desconfortável com a situação, Will não gostou da alfinetada, levantou-se da mesa, subiu ao palco e deu o golpe no rosto de Chris, antes que ele pudesse finalizar o discurso. 

 

"Uau, Will Smith acabou de me dar uma surra", falou Chris Rock, completamente em choque. Já sentado, o eterno astro de Um maluco no pedaço (1990-1996) gritou, duas vezes: "Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca!".

MAIS SOBRE CINEMA