Emma Watson faz discurso no Bafta e fãs veem alfinetada em J.K. Rowling

Internautas entenderam que palavras proferidas pela atriz no palco eram dirigidas à escritora

Reprodução/Twitter
Emma Watson no 75º British Academy Film Awards (BAFTA) (foto: Reprodução/Twitter)

escritora J.K. Rowling, autora de Harry Potter, e a atriz Emma Watson, intérprete de Hermione Granger na mesma saga, envolveram-se em uma 'saia justa'.

Emma foi uma das estrelas que subiu ao palco do British Academy Film Awards 2022, também conhecido como Bafta Film Awards, neste domingo (13/03). A cerimônia é um ótimo termômetro para o Oscar. A eterna bruxinha nos filmes adaptados dos livros de Rowling foi convidada para apresentar o prêmio de Melhor Filme Britânico de Destaque - vencido pelo drama Belfast (2021).

 

Na ocasião, Rebel Wilson, a apresentadora da cerimônia, a anunciou. "Para apresentar o próximo prêmio, Emma Watson. Ela diz que é uma feminista, mas todos nós sabemos que é uma bruxa", disse a anfitriã.

 

Watson respondeu no púlpito: "Estou aqui por todas as bruxas" - com ênfase no "todas". Entretanto, é possível fazer uma pequena leitura labial e ver ela dizer: "menos uma", bem baixinho.

 

Para muitos telespectadores, estas palavras foram dirigidas a J. K. Rowling e mais uma 'cutucada' da atriz a uma série de controvérsias que envolve a escritora, ela já afirmou mais de uma vez que mulheres trans não são mulheres, e teme que transgéneros possam inclusive cometer crimes contra mulheres que estejam no mesmo ambiente com outras mulheres.

 

Se o comentário de Emma foi mais discreto, o mesmo não se pode dizer de um feito por Rebel. Num dos momentos de pausa entre atuações, ela brincou sobre a perda de peso que registou nos últimos dois anos, e disparou: "Fiz uma grande transformação. Espero que a J. K. Rowling aprove".

 

Vale destacar, que as falas de J.K resultaram em críticas tanto de seus fãs, quanto de membros do elenco de Harry Potter. Além de Emma Watson, os protagonistas Daniel Radcliffe e Rupert Grint já declaram publicamente que não concordam com os posicionamentos da autora.

 

Nas redes sociais, internautas apoiavam a fala das duas atrizes, mas também outros condenaram e reforçaram que as declarações não cabiam àquele momento. "Não é a toa que é a bruxa mais inteligente de sua geração e se tornou ministra da magia", escreveu um seguidor. "Ela [Emma Watson] deve muito a ela [J.K]. Ela precisa parar de morder a mão que a alimenta", detonou outro. "Isso foi uma brincadeira de Emma Watson para J.K Rowling? Que rainha!", disse um terceiro. "Uma pena ela ser tão baixa e ignorante assim, achei feio demais! Enfim, Rowling sempre será a mentora e cabeça dessa história e sem ela não teria Emma Watson como conhecemos hoje", comentou um internauta. "Enquanto uns aí preferem ignorar a problemática, a protagonista da franquia nunca decepciona em se posicionar. Emma Watson eu te venero", comentou um fã.

 

Confira, abaixo, o vídeo:

MAIS SOBRE CINEMA