James Cameron filmará as três sequências de Avatar na Nova Zelândia

Governo subsidiará a gravação das continuações

por Fernanda Machado 16/12/2013 09:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP Marty Melville
Cameron em entrevista cedida este mês (foto: AFP Marty Melville)
O diretor canadense James Cameron anunciou nesta segunda-feira que pretende filmar três sequências da ficção científica 'Avatar' na Nova Zelândia, depois de concluir um acordo com o governo de Wellington para aumentar os subsídios de produção.

Cameron disse que os filmes, com orçamento combinado de no mínimo 415 milhões de dólares, serão filmados em sequência e devem estrear, um por ano, a partir de 2016. O 'Avatar' original, que estreou em 2009, foi filmado parcialmente na Nova Zelândia e os efeitos especiais, premiados com o Oscar, foram realizados pela empresa neozelandesa Weta Digital, conhecida por seus trabalhos com Peter Jackson, o diretor das trilogias 'O senhor dos anéis' e 'O hobbit'.

Além do maior subsídio, que deve chegar a 25% do orçamento dos novos filmes, Cameron disse que a Nova Zelândia oferece equipes de produção altamente especializadas, assim como efeitos especiais de melhor qualidade.

"Já trabalhei com equipes de todo o mundo, várias nos Estados Unidos e Canadá, mas não você não encontra a mesma faísca", declarou. O primeiro-ministro John Key declarou que as filmagens dos novos episódios de 'Avatar' mostrarão ao mundo que a "Nova Zelândia é um grande lugar para rodar filmes".

"Temos que ser mais que um país apenas com costela de cordeiro e os All Blacks" (seleção de rúgbi), disse Key em referência aos símbolos mais conhecidos do país.

"Isto é o que a indústria do cinema faz, mostra ao mundo que somos mais que isto", completou.

Cameron - diretor de sucessos de bilheteria como 'Titanic', 'Exterminador do Futuro' e 'Aliens, O Resgate' - se negou a revelar o custo total dos três filmes, mas disse que espera manter a conta abaixo de um bilhão de dólares.

MAIS SOBRE CINEMA