Catadoras e ambulantes utilizam o carnaval para garantir o sustento da família

Folia tem sido uma oportunidade de gerar renda paras as mulheres

Redação EM Cultura 25/02/2020 14:11
Divulgação/Ambev
Mulheres estão usando o carnaval para ganhar o sustento, caso de Elizabeth Alves Figueiredo (foto: Divulgação/Ambev)

O carnaval tem proporcionado fonte de renda importante para muitas mulheres. Elas representam mais da metade dos catadores que seguem nas ruas durante os dias de folia. Segundo dados da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), 54% dos credenciados para recolher os resíduos no trajeto dos blocos são mulheres. Já entre ambulantes, os profissionais do sexo feminino representam 47,7%, dos mais de 14 mil credenciados. 


Sem trabalho formal, Elizabeth Alves Figueiredo, de 56 anos, se credenciou como ambulante para o carnaval deste ano. “Não posso perder a chance de garantir essa renda extra. Até agora, tem valido muito a pena”, explica. Para ela, a presença feminina nas ruas é forte e precisa ser valorizada.

Divulgação/Ambev
Andreia viu no carnaval oportunidade de renda (foto: Divulgação/Ambev)

Andreia Rodrigues, de 29 anos, é mãe de dois filhos e viu no carnaval uma oportunidade de renda para o sustento da casa. “Estou desempregada. Por isso, poder atuar no pré e durante os dias de evento fez toda a diferença, além de contribuir para uma causa legal para a cidade”, conta.

A catadora faz parte do projeto da Cervejaria Ambev, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Ancat, para recolher o lixo gerado nos desfiles dos principais blocos. O material reciclável será transformado em lixeiras que serão instaladas permanentemente na cidade, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu no Brasil a porcentagem de mulheres que sustentam o lar. De 2017 para 2018, o número de chefes de família do gênero feminino passou de 30,3 para 32,1 milhões.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

MAIS SOBRE CARNAVAL