No embalo do passinho, bloco Funk You agita a terça-feira no Centro de BH

Presente no carnaval belorizontino desde 2017, o bloco comanda a festa entre os turnos da manhã e da tarde

Deborah Lima 25/02/2020 11:45
Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Foliões lotam a Praça Sete no desfile do 'Funk You' (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Nesta terça-feira, o bloco Funk You agita o Centro de Belo Horizonte. O trio elétrico chegou cedo para esperar os foliões na Avenida Afonso Pena. A concentração começou às 9h e já reúne centenas de funkeiros. De acordo com a organização, a expectativa é de mais de 300 mil foliões.


Neste ano, a bateria do bloco está em cima do trio acompanhada dos cantores, DJ e instrumentistas (teclado, guitarra e baixo). Na avenida, a Ala do Passinho é a responsável pelas coreografias durante todo o desfile. O mascote ‘FunkCão’ também está presente divertindo os foliões e posando para fotos.

É a primeira vez que o trio desfila na Afonso Pena. Nos anos anteriores, o Funk You saiu na Avenida Brasil. A organização justifica a mudança de local devido ao crescimento do bloco, que precisou comportar mais foliões com segurança e conforto.

O Funk You foi criado em dezembro de 2016 a partir da vontade de uma turma de amigos em participar, definitivamente, da folia na capital mineira. O sucesso foi enorme e logo em seu primeiro desfile, na segunda-feira de carnaval em 2017, reuniu quase 40 mil pessoas. O diferencial do bloco é a proposta de tocar um estilo musical até então ainda não explorado pelos já existentes na cidade: o funk.

Mesmo com pouco tempo de preparação para a folia de 2017, no primeiro ano do bloco, a turma se empenhou para criar uma batida inovadora. Com instrumentos de percussão de samba em ritmo de funk, além de uma identidade visual marcante, composta por boné de aba reta e camisa estampados, o grupo mostrou um estilo diferente.

Em seu segundo desfile, na segunda-feira de carnaval de 2018, o Funk You levou quase 200 mil pessoas para a Avenida Brasil, no Bairro Funcionários. Em 2019, foram 75 shows, lançamento da música Pararabumbum, que é sucesso nas redes sociais, estreia da Ala do Passinho, considerada a melhor da cidade no Prêmio BH Folia, e 200 mil pessoas reunidas em seu desfile oficial na segunda-feira de carnaval.


Além do Bonde do Tigrão, cantores do hit Cerol na mão, sucesso do início do século, o bloco também teve músicas de artistas como Claudinho e Buchecha, MC Marcinho, Mr. Catra e  Anitta, com instrumentos de escola de samba.
 

*Texto consolidado por Matheus Eduardo, com supervisão do subeditor Frederico Teixeira

MAIS SOBRE CARNAVAL