Focado na 'Gilventude', bloco Juventude Bronzeada anima foliões e demonstra tom político

Bloco homenageia Gilberto Gil e se concentra na Avenida Assis Chateaubriand, na Região Leste de Belo Horizonte

Gustavo Werneck 25/02/2020 13:10
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Bloco 'Juventude Bronzeada' aborda (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


O bloco ‘Juventude Bronzeada’ mostrou seu vigor nesta terça-feira. Na reta final do carnaval, muita gente dançou na Avenida Assis Chateaubriand, Bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte, ao som de vários ritmos musicais. Após a proibição de circulação do trio, por problema de documentação do carro de som, o bloco alugou um caminhão e conseguiu colocar o bloco na rua.

Neste ano, o artista homenageado pelo grupo foi o cantor e compositor Gilberto Gil. O grupo tocou sucessos de Gil dentro do tema "Gilventude', uma mescla das músicas do compositor com o tom do grupo mineiro. A bateria do bloco tem 360 integrantes e seis vocalistas.

A política dá o tom ao desfile do ‘Juventude Bronzeada’. "Mais importante do que o caminhão, nosso objetivo é manter a luta iniciada há anos para construir o carnaval de BH, que é político, sim", disse à multidão Marcela Pieree, uma das fundadoras da ‘Juve’, como os integrantes chamam intimamente o bloco.

No seu discurso de abertura, Marcela Pieree pediu "um salve para todos os blocos que deram "voz" ao Juventude Bronzeada, nos primeiros dias de carnaval, após a proibição, imposta pela Polícia Militar, de circulação do trio.

"Foram colocados obstáculos, houve a intransigência que faz a vontade de poucos (se impor) sobre a vontade de muitos. Queremos diálogo, transparência, representatividade e diversidade", acrescentou.

O 'Juventude Bronzeada' segue à risca o repertório próprio do bloco e promove uma fusão musical, passando pelo início do axé dos anos 1990 e pelos hits do recente álbum do grupo, lançado para a folia do ano passado. Além da reverência aos sons dos tambores e de outros instrumentos de percussão, o bloco já registrou, em uma música, seu amor pela bebida típica da folia belo-horizontina: o catuçaí – uma mistura de catuaba e creme de açaí –, entoado pelos seguidores ao som de "Drink do amor / Pira, refresca e alimenta".

"Fora, Zema"


Parte do público presente no 'Juventude Bronzeada' entoou gritos contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Alguns blocos tiveram problema de documentação com os carros de som e acabaram não saindo. Assim como ocorreu em outros dias de carnaval, pessoas puxaram o gritos de "Fora, Zema" e "Carnaval não é caso de polícia" como formas de protesto.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.


Texto escrito por Matheus Eduardo, sob supervisão de Frederico Teixeira*

MAIS SOBRE CARNAVAL