Bloco Chama o Síndico faz duras críticas a Zema e Bolsonaro

Com discurso forte a favor das minorias, o desfile percorreu o Centro de Belo Horizonte

Roger Dias 23/02/2020 13:25
Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press
Protesto dos foliões no bloco 'Chama o Síndico' (foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)

Um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o 'Chama o Síndico' adotou tom crítico contra o preconceito e as desigualdades sociais e fez duras críticas ao governador Romeu Zema (Novo) e o presidente Jair Bolsonaro durante o desfile deste domingo, na avenida do Contorno, no Centro de Belo Horizonte. 

Vocalista do bloco que reproduz sucessos de Tim Maia e Jorge Ben Jor, Jhe discursou sobre os problemas da educação no estado: "Nossas crianças não merecem ficar sem aula. É preciso que os professores sejam remunerados da forma como merecem, pois eles dão duro todos os dias".

A cantora aproveitou para pregar o respeito a todos os seguimentos da sociedade: "Todos merecem ser muito bem tratados: negros, bichas, mulheres, índios...". O bloco também fez menção a Zumbi dos Palmares, Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, e Maria da Penha, ativista em defesa do direito das mulheres.

O 'Chama o Síndico' ainda destacou a luta de inclusão das pessoas com deficiência. Na dianteira do bloco, vários cadeirantes desfilaram e reinvindicaram por direitos.

Foliões também criticaram a gestão do atual governador e exibiram uma longa faixa com a mensagem: "Carnaval não é caso de polícia... #ForaZema". Nos momentos em que a faixa era estendida, o público saudava com palmas. Integrantes do bloco também criticaram o governo estadual por não dar suporte para realização do evento, embora tenham feito elogios à Belotur, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte. Outros blocos continuaram com as críticas ao governador durante o dia, como o Unidos do Samba Queixinho e o Angola Janga


O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

MAIS SOBRE CARNAVAL