Unidos do Samba Queixinho faz homenagem aos 90 anos do Mercado Central

O bloco criou um samba enredo, chamado 'Mercado Central, a praia do mineiro' para comemorar o aniversário do tradicional mercado de BH

Marcelo da Fonseca 23/02/2020 15:53

Ver galeria . 10 Fotos Ao som da bateria, bloco saiu da rua da Bahia e arrastou milhares de pessoas Edésio Ferreira/EM/DA.Press
Ao som da bateria, bloco saiu da rua da Bahia e arrastou milhares de pessoas (foto: Edésio Ferreira/EM/DA.Press )

 

O bloco Unidos do Samba Queixinho faz uma homenagem ao Mercado Central na edição do carnaval deste ano. Milhares de foliões acompanharam o cortejo pelas ruas do Centro de Belo Horizonte na tarde deste domingo (23/2).

 

 


 
No bloco do Queixinho também houve protesto contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). "Carnaval não é caso de polícia. Fora Zema", diz uma faixa que foi colocada na frente do cortejo. Outros blocos do carnaval de BH de 2020 também foram marcados por protestos contra o governador, como o Chama o Síndico e o Angola Janga, que desfillaram pelo Centro da capital neste domingo. 
 
Edesio Ferreira/EM/D.A Press
Foliões no Bloco Unidos do Samba do Queixinho carregam faixa de protesto contra o governador Romeu Zema (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 
 
"Esse é um dos blocos mais animados do carnaval de BH. Conseguimos seguir ao lado da bateria desde o início e vamos até o final. A ideia é dar a volta no Mercado Central", conta Igor César Lacerda, que acompanha o Unidos do Queixinho há 10 anos. 
 
Marcelo da Fonseca/EM/D.A Press
Um dos manifestos do bloco neste ano é contra a venda de animais. Há vários estandartes pedindo o fim da venda de animais no Mercado Central: 'Solta os bichos' e 'Mercado legal não vende animal'. (foto: Marcelo da Fonseca/EM/D.A Press)
 
 
Enquanto milhares de pessoas caminharam junto com a bateria, moradores do centro de BH assistiram ao desfile de janelas e varandas nos prédios da Rua dos Tupis. 
 
Marcelo da Fonseca/EM/D.A Press
Sâmia Pessoa e José Malaguth, fantasiado de Tom Jobim, elogiam a campanha contra a venda de animais no Mercado e lembram wue a festa é uma ótima oportunidade para discutir temas importantes da cidade. (foto: Marcelo da Fonseca/EM/D.A Press)
 
 
A estudante Fernanda Santos, de 19 anos, comemorou a "ajuda de São Pedro" para a festa deste domingo. Apesar do tempo fechado, a chuva não veio para atrapalhar o desfile. "O ideal era aquele solão para deixar todo mundo satisfeito, mas até que esse clima mais fresco está bom. O importante é São Pedro não abrir a torneira", brinca Fernanda. 
 
 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020. 

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia. 

MAIS SOBRE CARNAVAL