Com trio barrado, Pena de Pavão de Krishna volta às origens e desfila de bicicleta

'Tuctuc elétrica' levou o gerador para garantir o som do PPK. O veículo, muito comum na Índia, é uma alternativa que não precisa do CRLV, documento exigido pelo Detran- MG

Déborah Lima 23/02/2020 11:49
 Leandro Couri/EM/DA Press
Flautista Cristiane Lacerda, de 23 anos, fez pintura no rosto para desfilar no bloco (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Das "veredas imaginárias" do carnaval, brotou o encontro de BH com a Índia e daí, nasceu, em azul e emoção, o desfile do bloco Pena de Pavão de Krisha. O ponto de partida foi na Praça Guimarães Rosa, no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste da capital. Preto da escultura do autor de Grande Sertão: Veredas, as ruas foram tomadas pelo cortejo que chegou, arrastando multidão, à Avenida Cristiano Machado. E "todo mundo andando a pé".

O tradicional café da manhã compartilhado recebeu os foliões. A concentração começou às 8h deste domingo (23) com abraços fraternais e pinturas faciais ao som do mantra Hare Krishna.

O ritualístico cortejo de rostos azuis começou às 9h40 ao som da música que diz "Todo mundo andando a pé". Letra que ajuda a caracterizar o desfile deste ano em que o trio elétrico foi abandonado. Com os impasses envolvendo o Detran-MG, o bloco retornou às origens com o uso de bicicletas.
 
A "Tuctuc elétrica", que levou o gerador para garantir o som do PPK, passou por vistoria do Corpo de Bombeiros e foi liberada em seguida. O veículo, muito comum na Índia, é uma alternativa que não precisa do CRLV, documento exigido pelo Detran- MG. "Estamos voltando às raízes, pois o primeiro em 2013 foi assim (com a bicicleta)", conta Manuel Andrade, um dos produtores do bloco.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) ofereceu um trio elétrico ao bloco, mas, por solidariedade aos que não teriam mais alternativas para sair, o PPK preferiu ceder a oferta a esses blocos sem estrutura, como conta Krpalu Dasa, músico, ator e produtor do Pena de Pavão. "É consenso dos blocos que participamos das reuniões com a segurança. A grande questão é que a própria PM não havia colocado impasse. Três dias antes do carnaval colocam dificuldade", disse.

Ver galeria . 32 Fotos Tradicional cafe da manha comunitario do PPK ao som de Krisnha.Leandro Curi/ EM/ D.A Press
Tradicional cafe da manha comunitario do PPK ao som de Krisnha. (foto: Leandro Curi/ EM/ D.A Press )


Moradores do Bairro Cidade Nova acompanharam o desfile que arrastou foliões azuis pela janela. Pela primeira vez o bloco desfilou pelo bairro, em área residencial. Segundo a organização do Pena, a escolha é o início de uma relação com o bairro. Em junho, o PPK dará as caras a um projeto cultural e ambiental em proteção de mananciais na região, chamado "Agua Gerais".

 Leandro Couri/EM /D.A Press
Bicicleta levou o som do bloco Pavão Krishna (foto: Leandro Couri/EM /D.A Press)
Enquanto a ala de dança se remexia na frente do bloco, Danielle Seles, de 37, gritava: "Lindo, lindo, meu Pavão!". A confeiteira veio de São Paulo só para o cortejo. "Conheci em 2016 e me apaixonei. É o bloco mais lindo e colorido. Só paz e amor", disse. Este ano, ela trouxe o marido e outros familiares para prestigiar o desfile.

Assim como Danielle, outros foliões se apaixonaram pelo Pavão e suas particularidades. "Gosto desse bloco porque é diferente dos outros, que normalmente as músicas são pop. Aqui é mais axé, a gente pinta de azul, envolve pessoas de várias classes sociais. Começou pequeno e agora é um bloco grande", admira a estudante, incentivada pela mãe, Flávia Freitas, de 47.  "A gente caiu há uns seis anos na Lagoinha, encontramos esse bloco por acaso. Ele entrou e nunca mais saiu da nossa vida", explica a publicitária.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

MAIS SOBRE CARNAVAL