Havayanas Usadas enfatiza temáticas nordestinas e questões sociais

Bloco ocupou o bairro Santa Efigênia e se posicionou frente à polêmica que afetou outros blocos nos últimos dias

Deborah Lima 24/02/2020 13:21
Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Foliões lotam a Avenida dos Andradas, na altura do bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)


O desfile do 'Havayanas Usadas', na manhã desta segunda-feira de carnaval, teve o cangaço como tema principal. O bloco desfilou pela quarta vez na Avenida dos Andradas, na altura do Bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte.


A proposta do bloco é olhar para a cultura do Nordeste e trazer uma reflexão sobre a forma de consumo atual. Os conceitos de reutilização e ressignificação são os carros chefes nessa temporada. Outras discussões também são abordadas, como a igualdade de direito e ocupação de espaços públicos. No chão, participantes distribuíram adesivos para a campanha "Carnaval sem vidro".

A sustentabilidade ambiental é discutida de diferentes formas, desde o figurino da banda, que traz o reaproveitamento dos figurinos anteriores. Além disso, há a parceria com o Remexe Favelinha, passando pela decoração do trio elétrico e nas conversas com a bateria e público geral.
Ver galeria . 9 Fotos Havayanas Usadas homenageia o nordeste brasileiro Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Havayanas Usadas homenageia o nordeste brasileiro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press )


Já em um dos primeiros discursos, o bloco se solidarizou com outros que sofreram o impasse dos trios elétricos. "A gente luta muito para isso. Estamos inspirados na luta do Nordeste. Quero dedicar esse desfile a todos os blocos de rua, quem teve problemas gerais, o Havayanas está com vocês. Esse carnaval é nosso", afirma Débora Mendes, uma das organizadoras.

A ativista Duda Salabert divulgou vídeo convidando o público para o bloco. Na publicação, ela comenta o impasse entre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e blocos de carnaval em Belo Horizonte. "Tentaram silenciar o carnaval de BH este ano, mas, com resistência, conseguimos colocar o bloco na rua", destacou Duda.


O auxiliar de cartório Anderson Vaz, de 49 anos, foi com as amigas da academia fantasiados no tema da festa: Lampião e Marias Bonitas. “Queremos curtir, extravasar, ‘liberar geral’, mas com respeito. Gostei do bloco porque é temático. A gente que é tão rico em cultura, precisamos mostrar a resistência do Nordeste”, disse. Segundo as amigas Paula Morais, de 51, Andreia Soldatelli, de 53 e Nilde Almeida, de 49, cada um fez os próprios chapéus com consulta na internet.
 
Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press
Na foto, Anderson Vaz, 49 anos, auxiliar de cartorio, com amigas Paula Morais, 51 anos, Andreia Soldatelli, 53 anos e Nilde Almeida, 49 (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)

 
A dentista Flávia Ratton, de 50, foi fantasiada de felina que não desanima com a chuva. “O Havayanas resgata o melhor da Bahia. É um dos blocos mais animados de Belo Horizonte, cidade que tem o melhor carnaval, com sol ou com chuva é o melhor do Brasil”, disse. Ela também elogiou a temática do ano. “O Nordeste é uma área tão sofrida e merece a melhor homenagem”. 
 
Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press
Flavia Ratton, dentista, 50 anos (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)

 
A enfermeira Claudete Oliveira, de 33, nasceu perto do nordeste do país, em Pedra Azul. “Sou do Vale Jequitinhonha e quis aproveitar e incorporar a nossa cultura. É importante valorizar a cultura brasileira e de todos os cantos do país”, disse. Ela foi para o bloco com os amigos Bruno Eduardo Pinto, de 40, e Wesley Andrade, de 34. Eles acompanham o bloco há quatro anos. “Somos fãs de carteirinha. Todo ano a gente vem no tema”, conta Claudete.
 
Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press
Na foto, Claudete Oliveira, 33 anos, enfermeira, Bruno Eduardo Pinto, 40 anos, e Wesley Andrade, 34 anos (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)
 
 
Quem acha que carnaval é festa do solteiro está enganado. O casal de professores Aline de Oliveira, de 28, e Leandro da Costa, de 35, não abre mão da curtição no carnaval. “Ano passado a gente veio e ficou perto da ala de dança, que é um espetáculo. Por causa delas e da dança que voltamos, e dessa vez, para celebrar o noivado”, disse a noiva, que já tem data para o casamento: 25 de abril.
 
Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press
Na foto, Leandro da Costa, 35 anos, professor de sociologia, e sua noiva, Aline de Oliveira, 28 anos, professora de matemática (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)

 
FAMÍLIA OK

Baião, tá ok
Cajuína, tá ok
Panelada, tá ok
O calor, tá ok
Brota em BH pro desespero do GG

A camisa trocadilho da música oficial do carnaval (Tudo Ok) foi fabricada em Fortaleza, de onde saiu a família Silva para celebrar a folia de Belo Horizonte. “Viemos curtir o carnaval de BH que é o melhor do Brasil”, diz Rocilda Silva, de 50 anos. O desespero do “GG”, é uma brincadeira para seu pai, que ficou na cidade natal com receio de Rocilda se engraçar com algum mineiro, ela conta. Segundo a família, o bom período de festa de Fortaleza é o pré-carnaval. “É o segundo ano que a gente vem para o melhor carnaval de rua do país”.

Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press
Na foto, Rocilda Silva, 50 anos (bermuda jeans e bolsa preta), com a família, todos de Fortaleza, fizeram as camisas "tudo ok". (foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A Press)

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

Texto escrito por Matheus Eduardo, sob supervisão de Fred Teixeira*

MAIS SOBRE CARNAVAL