Repertório do Garotas Solteiras faz referência às divas de vários estilos

A principal atração do bloco, que existe há quatro anos, é a cantora Beyoncé

Luiz Henrique Campos* Roger Dias 24/02/2020 15:25
Roger Dias/ EM/ D.A Press
Bloco Garotas Solteiras homenageia a cantora norte-americana Beyoncé (foto: Roger Dias/ EM/ D.A Press)
Um bloco de todas as idades e gêneros, que valoriza a música pop e deixa uma mensagem contra qualquer tipo de preconceito. Assim se define o Garotas Solteiras, que embalou a tarde desta segunda-feira na Avenida Brasil, Região Centro-Sul da capital. O bloco existe desde 2016 com uma pegada crítica a respeito da igualdade de raça, cor e opção sexual.
Para além do pop, no entanto, o repertório do bloco carnavalesco faz referência às "divas" de outros estilos, como as do funk, fazendo com que a rua seja lugar para o brilho feminino. O grupo é enfático em dizer que não é preciso ser garota, muito menos solteira, para poder curtir os ritmos pelas ruas da capital.
 
 
 
A expectativa era de que o Garotas Solteiras recebesse uma multidão de 100 mil pessoas em 2020. "Certamente, teremos muito mais que isso", afirma Jonathan Melo, um dos fundadores do bloco, que neste ano homenageia a cantora norte-americana Beyoncé.

No início do bloco, também houve protestos contra o presidente Jair Bolsonaro e menções honrosas à cantora Elza Soares. "Elza é uma cantora de quase 90 anos, preta e que nasceu pobre. Mas tornou-se uma gigante", disse o vocalista Edu Ruas.

Apesar de os jovens dominarem o espaço, a festa teve pessoas de todas as idades. É o caso de Rita de Cássia Ferreira, de 51 anos, que faz parte da comissão de frente e participa do bloco desde sua fundação. "Acolhemos todo mundo no carnaval, o que faz com que nosso bloco seja um dos mais democráticos."
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.   
 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.
 

MAIS SOBRE CARNAVAL