Terça-feira de carnaval: ainda há muito o que curtir em Belo Horizonte; veja

A folia na capital mineira não tem fim

Lilian Monteiro 24/02/2020 23:34
Sidney Lopes/EM/D.A press
Como diversidade é lei no carnaval de BH, a miscelânea de atrações brinda os foliões (foto: Sidney Lopes/EM/D.A press)
Cansou? Nada disso. Os blocos continuam na rua e a ordem é sentir o samba no pé, a alegria e se deixar contagiar. Já em contagem regressiva para o fim da folia, o dia de hoje promete levar os foliões à exaustão. E chega revigorado, com a volta de um dos blocos mais importantes do renascido carnaval de Belo Horizonte: o Juventude Bronzeada, que havia cancelado seu desfile por problemas com a documentação do carro de som, mas, na segunda-feira, informou a volta de seu cortejo, no Bairro Floresta.

“Nesta terça-feira colocaremos o Bloco Juventude Bronzeada na rua pelo sétimo ano. Não vamos perder nosso espaço, não vamos nos calar diante das arbitrariedades, não vamos aceitar que o nosso carnaval seja censurado. Em BH, carnaval sempre foi e sempre será um ato político e de resistência. Vamos continuar ocupando os espaços públicos da cidade, vamos continuar trazendo a alegria para as ruas em nossos ensaios ou cortejos”, disse o bloco, em nota oficial.

Os organizadores afirmam ter feito um trabalho incessante nos últimos dias para viabilizar o carro de som, o que foi conseguido num esforço coletivo, para a alegria dos milhares de fãs. Não deixaram, no entanto, de lamentar os contratempos enfrentados: “O carnaval de 2020 mostra-se o mais tenso e sombrio dos últimos anos. Vamos lutar para que a alegria se sobressaia diante de toda a injustiça que sofremos”.

Outra certeza de sucesso na programação de hoje é o Funk You, o primeiro bloco de carnaval de rua de BH com repertório 100% dedicado ao funk nacional. Os integrantes passeiam desde os clássicos dos anos 1990 até os hits atuais e chamam a atenção pela mistura inovadora de instrumentos de escola de samba com o pancadão do funk.

Se prefere outro ritmo, você pode correr para o Pisa na Fulô e se acabar em uma das paixões do belo-horizontino: o forró. Formada por alunos de música e pela comunidade do Bairro Carlos Prates, a bateria não deixa ninguém parado ao som de instrumentos como zabumba, agogôs de coco, sanfona e triângulo, atacando em todos os ritmos – xote, xaxado, arrasta-pé e baião, sem esquecer de homenagear grandes autores musicais e a cultura nordestina, como Gonzagão, Marinês e Dominguinhos.

Como diversidade é lei no carnaval de BH, a miscelânea de atrações brinda os foliões com o Magnólia, inspirado nos cortejos de jazz de Nova Orleans. O estilo é o carnajazz, sustentado pela percussão regada a bumbo, caixa e pratos.

Se é a mistura que o faz amar o carnaval, não há dúvida: o Monobloco é a escolha. Fundado em 2000, no Rio de Janeiro, a partir da banda Pedro Luís e a Parede (criada em 1996 por Pedro Luís, Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C.A Ferrari), ganhou tanta notoriedade que se oficializou como bloco de carnaval e, graças ao sucesso, conduz milhares de fãs em seus desfiles não só no Rio, mas em BH e São Paulo, capitais onde também tem as oficinas de percussão.

AXÉ 

Os fãs do ritmo baiano terão mais uma chance de curtir o Baianeiros, repeteco do bloco que saiu no domingo, no Castelo. Com o melhor do gênero, com banda em trio elétrico, o cortejo arrasta milhares de foliões. Outra opção, das mais tradicionais, é o Bartucada, do grupo de amigos de Diamantina que fundou o bloco em 1972, para tocar diversos gêneros em ritmo de samba: axé, funk, samba e muito mais.

HOJE TEM!
Destaques da programação 

» 8h30
Bloco do Peixoto
Rua Domingos Vieira, 1, Santa Efigênia

» 9h 
Funk You
Avenida Afonso Pena, 867, Centro

Coco da Gente
Rua Ametista, 178, Vila Dias

Minas com Bahia
Rua Alberto Cintra, 24, União

» 10h
Truck do Desejo
Avenida Augusto de Lima

» 10h30
Monobloco
Esplanada do Mineirão

O Rei e a Jovem Guarda
Praça da Liberdade, 435, Savassi

» 11h 
Baianeiros
Avenida Getúlio Vargas, esquina com Rua Alagoas

Bloco Magnólia
Av. Américo Vespúcio, 1.993, Caiçara

Juventude Bronzeada
Avenida Assis Chateaubriand, 100, Floresta

» 12h
Esperando o Metrô do Barreiro
Rua Barão de Coromandel, 755, Barreiro

A Santê
Rua Mármore, 169, Santa Tereza

Bloco do Pescoção
Rua da Bahia, 1.302, Lourdes

» 13h
Carnaafro
Avenida Bernardo Monteiro, 28, Floresta

Tiozões do Pagode
Rua Mato Grosso, 350, Barro Preto

» 14h
Bartucada
Avenida Brasil, 1.145, Bairro Funcionários

Bloco ZN Savassi
Rua Sergipe, 811, Savassi

» 15h30
Pisa na Fulô
Rua Professor Amaro Xisto de Queiroz, 865, Dom Joaquim

» 17h
Arrasta Bloco de Favela
Rua Central, 8, Vila Antena


TEMPO
Sem sol, mas com calor

A terça-feira de carnaval – para muitos o último dia de folia – deverá ser de tempo nublado em Belo Horizonte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros vão variar entre 18 e 29 graus ao longo do dia e a previsão é de chuvas e trovoadas isoladas à tarde e à noite.


Paz mundial nos caricatos
Não é só dos blocos de rua que o carnaval de BH vive. Na noite de ontem, o desfile dos blocos caricatos animou a noite na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Pernambuco e Espírito Santo, no Centro da capital. Nove agremiações, sendo seis do Grupo A e três do B, comandaram o cortejo momesco, que se estendeu até a madrugada de hoje. Na foto, o Unidos da Zona Norte, de Venda Nova, que abriu a festa com 161 integrantes, arquibancadas lotadas, samba no pé e um desfile pautado na paz mundial. (Gabriel Ronan)
 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020. 

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.    

MAIS SOBRE CARNAVAL