Baianas Ozadas homenageia Gilberto Gil e leva multidão à Avenida Afonso Pena

Bloco desfila pelo oitavo ano consecutivo e movimenta o carnaval no Centro de Belo Horizonte

Marcelo da Fonseca 24/02/2020 11:30
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Avenida Afonso Pena foi tomada pelos foliões, na manhã desta segunda-feira, no Baianas Ozadas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Com homenangem ao músico Gilberto Gil, o 'Baianas Ozadas' arrastou uma multidão, nesta segunda-feira, pelo Centro de Belo Horizonte. Fundado em 2013, o bloco privilegia o ritmo e os artistas da Bahia. A escolha por Gil neste ano ocorreu porque suas músicas sempre estiveram presentes no bloco desde o início.

O vocalista do Baianas, Geo Cardoso, explicou a identificação com o artista: “O Gil está no Baianas Ozadas desde o início. As músicas dele e dos filhos de Gandhi são tocadas no bloco desde o início. O Gil é ousadia pura enquanto artista e pensador”.

O 'Baianas', que já chegou a levar 500 mil pessoas em uma edição de carnaval, segue como uma das maiores referências no cortejo em Belo Horizonte. Durante a manhã desta segunda-feira, o bloco tomou conta de vários quarteirões na Avenida Afonso Pena

Ver galeria . 21 Fotos Egler Marcelino e Rômulo Luiz Campos fazem parte da bateria do Ozadas e comemoram a homenagem ao Gilberto GilMarcelo da Fonseca/EM/D.A Press
Egler Marcelino e Rômulo Luiz Campos fazem parte da bateria do Ozadas e comemoram a homenagem ao Gilberto Gil (foto: Marcelo da Fonseca/EM/D.A Press )

Antes do começo do desfile, ocorreu a lavagem da escadaria da Igreja São José e, na sequência, houve a apresentação da ala infantil, denominada ‘Os Baianinhas’, que reúne filhos dos membros e seguidores do grupo. 

A ala da dança puxa o trio das Baianas. Os ensaios começaram em outubro do ano passado. "Começamos de 15 em 15 dias e neste ano os ensaios são semanalmente, para estar tudo perfeitinho na hora do desfile", conta a dançarina Ana Luiza Dias, que participa pela terceira vez do bloco. 



Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ala da dança agita desfile do Baianas Ozadas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Visibilidade para os turistas


Em destaque no carnaval belorizontino, o Baianas Ozadas atrai, também, a atenção de quem vem de outras cidades. A comerciante Débora Nicácio, de 29 anos, veio de Divinópolis curtir o carnaval de BH pela primeira vez e conta que o Baianas é o bloco que mais ouviu falar desde o ano passado. 

"Carnaval para mim é axé e trio elétrico. Não dá para ir em Salvador todo ano, mas dá para curtir a música aqui em BH", disse Débora.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.


Texto escrito por Matheus Eduardo, sob supervisão de Thiago Madureira*

MAIS SOBRE CARNAVAL