Juventude Bronzeada anuncia que desfilará na terça-feira do carnaval de BH

'Não vamos nos calar diante das arbitrariedades', disse o bloco, que enfrentou problemas com a regularização do carro de som

24/02/2020 10:47
Edésio Ferreira / EM DA PRESS
Bloco desfilará nesta terça-feira, na Avenida Assis Chateaubriand, no Bairro Floresta (foto: Edésio Ferreira / EM DA PRESS)

Depois de anunciar que não desfilaria no carnaval deste ano por problemas com a documentação do carro de som, o bloco 'Juventude Bronzeada' superou as adversidades e informou que colocará o bloco na rua nesta terça-feira, às 11h, na Avenida Assis Chateaubriand, no Bairro Floresta.

"Amanhã (terça-feira) colocaremos o Bloco Juventude Bronzeada na rua pelo sétimo ano. Não vamos perder nosso espaço, não vamos nos calar diante das arbitrariedades, não vamos aceitar que o nosso carnaval seja censurado. Em BH, carnaval sempre foi e sempre será um ato político e de resistência. Vamos continuar ocupando os espaços públicos da cidade, vamos continuar trazendo a alegria para as ruas em nossos ensaios ou cortejos", disse o bloco, em nota.

"Trabalhamos até hoje, segunda-feira de carnaval, para viabilizar o carro de som que usaremos amanhã (terça). Por diversas vezes achamos que não conseguiríamos botar o bloco na rua. Estivemos tristes, fragilizadas e fragilizados nos últimos dias, mas conseguimos, com o esforço de muita gente (inclusive com muitas horas perdidas de folia no carnaval). O Carnaval de 2020 mostra-se o mais tenso e sombrio dos últimos anos. Vamos lutar para que a alegria se sobressaia diante de toda a injustiça que sofremos. Sempre trabalhamos duro para cumprir todas as etapas e requisitos. Não vamos nos curvar para que sejamos tomados como prestadores de serviço, não vamos fazer a Juve crescer exponencialmente da mesma forma como o carnaval da cidade tem crescido diante das iniciativas privadas. Somos assim: gostamos do olho no olho, gostamos de conversar sobre nossas causas, não teremos trio elétrico, carreta gigante!".

Ver essa foto no Instagram

VAI TER JUVE SIM! Também em 2020, %u201Ca nossa voz e toda voz com a força dessa festa vai soar!%u201D %u2600%uFE0F . Amanhã colocaremos o Bloco Juventude Bronzeada na rua pelo sétimo ano. Não vamos perder nosso espaço, não vamos nos calar diante das arbitrariedades, não vamos aceitar que o nosso carnaval seja censurado. Em BH, carnaval sempre foi e sempre será um ato político e de resistência. Vamos continuar ocupando os espaços públicos da cidade, vamos continuar trazendo a alegria para as ruas em nossos ensaios ou cortejos. . Continuaremos a defender as minorias. Na Juventude Bronzeada a mulher preta tem voz, a comunidade LGBTQI é respeitada, a diversidade é comemorada e valorizada. Temos posicionamentos críticos ao atual governo e é direito nosso questionar e apontar caminhos que consideramos mais claros e humanizados. #SeremosResistência Vale lembrar que nem todos os órgãos públicos estão dispostos a prejudicar o carnaval: existem aqueles que compreendem a nossa luta. Seguimos juntos nessa construção para somar ao Carnaval de BH. . Trabalhamos até hoje, segunda-feira de carnaval, para viabilizar o carro de som que usaremos amanhã. Por diversas vezes achamos que não conseguiríamos botar o bloco na rua. Estivemos tristes, fragilizadas e fragilizados nos últimos dias, mas CONSEGUIMOS, com o esforço de muita gente (inclusive com muitas horas perdidas de folia no carnaval). O Carnaval de 2020 mostra-se o mais tenso e sombrio dos últimos anos. Vamos lutar para que a alegria se sobressaia diante de toda a injustiça que sofremos. Sempre trabalhamos duro para cumprir todas as etapas e requisitos. Não vamos nos curvar para que sejamos tomados como prestadores de serviço, não vamos fazer a Juve crescer exponencialmente da mesma forma como o carnaval da cidade tem crescido diante das iniciativas privadas. Somos assim: gostamos do olho no olho, gostamos de conversar sobre nossas causas, não teremos trio elétrico carreta gigante! Para manter nossa festa e nossa voz nas ruas. VAMOS SIM para a Avenida Assis Chateaubriand na terça-feira de carnaval. Vamos cantar nossas canções e defender nossos ideais, como sempre fizemos. [Continua nos comentários]

Uma publicação compartilhada por Juventude Bronzeada (@juventudebronzeada) em


Problemas com documentação


No dia 20 de fevereiro, o 'Juventude Bronzeada' anunciou que não desfilaria por desacordos em relação à documentação do carro de som. Em nota divulgada à imprensa, o bloco informou que a Polícia Militar não compareceu a nenhuma reunião com os organizadores do carnaval de Belo Horizonte.

"Sabemos que a documentação do carro de som está em desacordo, mas ela atesta exatamente o que a PM alega precisar: a segurança do carro, que já estava assegurada com demais procedimentos e laudos de segurança exigidos pelo Detram. Tentamos resolver a situação por vias legais, com uma liminar que foi indeferida. Entendemos que a Juventude Bronzeada está impedida de sair por uma questão meramente burocrática, já que a vistoria de segurança já foi feita", disse o bloco em nota divulgada no dia 20 de fevereiro.

"Todo o trabalho que fazemos para que o bloco saia é voluntário, e não temos interesse e nem condições de organizar um cortejo com um novo carro em dois dias. Não vamos nos responsabilizar por um erro que não foi nosso. Não vamos nos esforçar para buscar ainda mais dinheiro para fazer o bloco acontecer. O bloco está triste e frustrado, mas não disposto a ter mais prejuízos financeiros e emocionais para conseguir colocar o bloco na rua", acrescentou.

Entenda o caso


As determinações do Detran-MG e da Polícia Militar sobre a regularização de trios elétricos do carnaval de Belo Horizonte deixaram organizadores de muitos blocos indignados com as exigências do governo de Minas.

Os blocos destacaram que o carnaval estava em risco. "Arbitrariedade do governo do Estado impede carnaval de BH", diz a nota. Para os blocos, as exigências apresentadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e pelo Detran-MG, são meramente formais e administrativas: a alteração da categoria nos documentos dos veículos para trio elétrico.
 
As autoridades, porém, alegam que os problemas vão desde falta de licenciamento do veículo ao não cumprimento da legislação federal, que determina a circulação de trios elétricos.

Os organizadores afirmaram que os blocos atenderam às solicitações sobre a segurança determinadas pela prefeitura, sendo que a maior parte foi aprovada pelos bombeiros.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

MAIS SOBRE CARNAVAL