Divina Banda faz homenagem ao Clube da Esquina no Bairro Santa Tereza, em BH

Bloco agitou os foliões com música popular brasileira

Deborah Lima/EM/DA PRESS
Bloco agitou as ruas do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte (foto: Deborah Lima/EM/DA PRESS)

O bloco 'Divina Banda' homenageou o Clube da Esquina no início da tarde deste sábado, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Com a batida contagiante do Tambor Mineiro, de Maurício Tizumba, famílias seguiram o trio que desceu as ruas espalhando cor dos confetes e fantasias. Nesta edição, a banda presta homenagem à mulher brasileira.


“A gente está aqui misturando o tambor mineiro com o Clube da Esquina para mostrar um carnaval belo-horizontino. O carnaval democrático de Belo Horizonte tem de tudo, axé, pancadão e, também, o tambor mineiro do Clube da Esquina. Então, a gente está aqui misturando o tambor mineiro com o Clube da Esquina”, disse Maurício Tizumba, um dos fundadores do bloco.

Maurício Tizumba ficou na regência da bateria Tereza Beleza em uma nova formação com a estreia da cantora Bia Nogueira. Ela é a primeira voz feminina na história do bloco, formado originalmente por Tizumba, Rodrigo Borges, Marilton Borges, Ian Guedes, Juliano Nunes, Mauro Beléu. 

Para todos os públicos

Deborah Lima/EM
Sandra, de 71 anos, aproveitou a festa do bloco Divina Banda (foto: Deborah Lima/EM)

 
Moradora do bairro Floresta, a aposentada Sandra de Oliveira Leal, de 71 anos, também curtiu o embalo do 'Divina Banda'. Neste sábado, sua paixão se divide entre o carnaval e o Clube da Esquina. 

"Todo ano acompanho eles, eu os vi crescer. E também gosto da música, é da minha época", pontuou Sandra. 

Divina Banda

Quase três décadas antes da explosão do Carnaval em BH, nos anos 1990, um grupo de amigos, capitaneados pelo músico e agitador cultural Marilton Borges, utilizava a amizade e a paixão pelo Bairro Santa Tereza como vetor para agitar a multidão e imortalizar uma criativa manifestação que o carnaval produziu: a Banda Santa.
 
Foi pensando nessa tradição que o filho mais velho de Marilton, Rodrigo Borges, ao lado de sua mulher, a arquiteta Marina Cambraia, e do tio dela, o médico Antônio Quintella, resolveram trazer de volta às ruas da cidade a essência dos grandes encontros musicais forjados na vontade de tocar junto e de celebrar a amizade.

Ian Guedes, Bia Nogueira, Juliano Nunes e Mauro Beléu formam junto a Marilton e Rodrigo o coração da Divina Banda, com Maurício Tizumba puxando a banda "Tereza, Beleza".
 
A Divina Banda mistura tradição e modernidade e aquece ainda mais o carnaval de BH.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.

 

MAIS SOBRE CARNAVAL