'Vamos ser revolução': Então, Brilha! tem manifesto contra Zema e Polícia Militar

Desfile do bloco ficou marcado pelo discurso político de seus integrantes

Gustavo Werneck Lara Pereira 22/02/2020 08:49
Ver galeria . 23 Fotos Milhares de pessoas acompanham, neste sábado, o bloco Então, Brilha!, no centro de BH. Protesto e música marcaram o cortejo
Milhares de pessoas acompanham, neste sábado, o bloco Então, Brilha!, no centro de BH. Protesto e música marcaram o cortejo (foto: )
O desfile do ‘Então, Brilha!’ marcou oficialmente a abertura do Carnaval 2020, na manhã deste sábado, no Centro de Belo Horizonte. Em tom de protesto, o bloco fez duras críticas ao governador Romeu Zema (Novo) e também à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
 
Em um discurso potente e inflamado, Jasão, um dos fundadores do bloco, criticou a ação adotada pelas autoridades e prometeu resistência. “Ninguém vai atrapalhar nossa passagem, nem que eles quisessem. Nossa primeira explosão vai para os blocos que não saíram. Não aceitamos profetas intolerantes vestidos de farda querendo regular nossos corpos, nossa libido. Vamos ser revolução”, ponderou Jasão. 
 
As críticas ao governador não pararam por aí. No alto do trio, o porta-voz do bloco Filhos de Tchatcha leu um manifesto contra Zema e o chamou de ‘vacilão’ e ‘incompetente’. 
 
"Construímos este carnaval na marra. Há 10 anos enfrentamos o prefeito e hoje enfrentamos o Zema. Fora Zema! Ele exigiu um documento, para os blocos que só se encontra em São Paulo!", falou Rafael.
 
O coro de ‘Fora Zema!’ puxado pelo integrante do bloco também foi entoado pela multidão. Nas ruas, faixas foram vistas ironizando a atuação do governador no impasse instalado com a proibição dos trios elétricos considerados irregulares pela Polícia Militar.
 
Leandro Couri/EM
Bloco foi marcado por protestos políticos contra o governador Romeu Zema (foto: Leandro Couri/EM)
 

Entenda

A Polícia Militar apreendeu dois caminhões-palco durante cortejos de blocos no último final de semana. O motivo dado pelas autoridades foi a falta do Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito (CAT), que mostra as adaptações feitas no veículo para que ele se tornasse um trio elétrico. 
 
Sem tempo viável para se adequar à exigência, muitos blocos, como o Juventude Bronzeada, foram prejudicados pela ação das autoridades.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.
 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 

MAIS SOBRE CARNAVAL