Funk, rock nacional, axé e muita manifestação política: o carnaval de BH nesta segunda-feira

Funk You, Putz Grilla e Baianas Ozadas agitaram o dia na capital mineira

04/03/2019 19:10
Leandro Couri/EM DA PRESS
Um dos blocos mais tradicionais do carnaval de BH, Baianas Ozadas reuniu milhares de pessoas na Av. Afonso Pena (foto: Leandro Couri/EM DA PRESS)

A segunda-feira de carnaval foi movimentada na capital mineira, que ouvi muito funk, axé e rock, entre outros ritmos. Mais uma vez, a festa foi de manifestação política. Em quase todos os blocos, foi possível ouvir protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. Os gritos de “Ele não” foram escutados em quase todos os cantos de BH. O mandatário máximo da República, inclusive, foi chamado de miliciano pelos participantes do Bloco Unidos do Barro Preto.

Um dos ritmos mais populares atualmente no Brasil, o funk agitou os mineiros. O bloco Funk You arrastou uma multidão na tarde desta segunda-feira,  no bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O problema é que o som não foi dimensionado para a quantidade de pessoas e só quem conseguiu chegar perto do trio ouviu com clareza o som que saía das caixas. Nada que tenha impedido os foliões de se divertir. O estudante Ramon Taffarel Ferreira gostou da agitação: “Curti demais o espírito das pessoas. Muita gente animada, bonita, pouca confusão, aprovei muito”, disse Ramon, que mora no interior mineiro, em Santa Maria de Itabira, região Central do estado.

O rock nacional também movimentou os mineiros. O principal bloco foi o Putz Grilla, que estreou no carnaval de BH. Enaltecendo as músicas nacionais dos anos 1980, principalmente o rock, e fugindo dos tradicionais ritmos carnavalescos, o bloco conseguiu levar foliões de diversas gerações às ruas da Savassi.

O bloco iniciou o desfile na Rua Professor Moraes, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cláudio Manoel, e foi até a Rua Alagoas. Durante o percurso, os foliões desceram a avenida entoando músicas de diversos cantores e bandas oitentistas como Cazuza, Blitz, Legião Urbana, Titãs, Biquini Cavadão, Capital Inicial, entre outras. Curiosamente, uma das músicas que mais levou os foliões ao delírio foi sucesso na década de 1990, Ana Júlia, interpretada pela banda Los Hermanos, em 1999.

Ver galeria . 50 Fotos Poli Paixão, produtora do BBO, disse que a paz é o principal recado que o grupo pretende passar este ano.Leandro Couri/EM/DAPress
Poli Paixão, produtora do BBO, disse que a paz é o principal recado que o grupo pretende passar este ano. (foto: Leandro Couri/EM/DAPress )


O axé esteve por conta do Baianas Ozadas, um dos maiores blocos da capital mineira, que desfilou  pela Avenida Afonso Pena com uma mensagem de paz e inclusão, e também homenageou as vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O bloco abriu o desfile com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da mineradora.

Milhares de foliões vestidos de branco e com colares baianos lotaram o Centro e seguiram o bloco cantando clássicos do axé. O Baianas estreou a música Tum Tum e homenageou o Olodum pelos seus 40 anos. Da lavagem da escadaria da Igreja São José, lembrando a tradição na Bahia em homenagem ao Senhor do Bonfim, à finalização na Praça da Estação, com a música Toda menina baiana, coreografada em libras, não faltou animação e muita disposição aos foliões.

Ver galeria . 60 Fotos Foliões do Corte Devassa homenageiam a corte inglesa com muito pancake, roupas e perucas tradicionais da época.Marcos Vieira/EM/DAPress
Foliões do Corte Devassa homenageiam a corte inglesa com muito pancake, roupas e perucas tradicionais da época. (foto: Marcos Vieira/EM/DAPress )


Ao som do bloco Havayanas Usadas, a música latina ganhou espaço no carnaval de BH. Aos clássicos do axé antigo, foram acrescidos ao repertório sucessos da música latina, do reggaeton à cumbia. Cantores latinos também fizeram participações especiais, como a chilena Cláudia Manzo e o boliviano Carlos Bolívia, vocalista da Orquestra Atípica de Lhamas.

A bateria contou com 160 ritmistas e cada ala abordou um tema, sempre numa referência à América Latina. Um deles, por exemplo, "Ni una a menos", campanha argentina contra o feminicídio. As fantasias coloridas e divertidas marcaram presença em peso. Chaves, Chiquinha até os Menudos foram no Havayanas Usadas. Não faltaram também saias em camadas, flores e brilho, muito brilho.

Em grande parte dos blocos, foi possível notar manifestações contra o atual presidente da república, Jair Bolsonaro. Os foliões gritaram “Ele não”, entre outros gritos contra o atual mandatário.

Ver galeria . 33 Fotos Unidos do Barro Preto optaram por uma estética
Unidos do Barro Preto optaram por uma estética "pós-apocalíptica", um sinal dos tempos. Há urubus, plantas pantanosas, lixo tecnológico. O grupo evitou utilizar lama, em respeito às vítimas de Brumadinho. Foliões também aproveitaram para criticar o presidente Jair Bolsonaro. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press )


Ver galeria . 12 Fotos Foliões ocupam as ruas do bairro Concórdia durante o cortejo do Filhos de Tchá tchá. Larissa Kümpel/EM/DAPress
Foliões ocupam as ruas do bairro Concórdia durante o cortejo do Filhos de Tchá tchá. (foto: Larissa Kümpel/EM/DAPress )


Ver galeria . 8 Fotos Diversas gerações foram às ruas da Savassi para curtir o melhor do rock dos anos 1980, e fugir dos tradicionais ritmos carnavalescos no desfile do Putz Grilla. Túlio Santos/EM/DAPress
Diversas gerações foram às ruas da Savassi para curtir o melhor do rock dos anos 1980, e fugir dos tradicionais ritmos carnavalescos no desfile do Putz Grilla. (foto: Túlio Santos/EM/DAPress )

 

MAIS SOBRE CARNAVAL