Folia de Montes Claros terá apoio oficial da prefeitura

O Encontro de Blocos abrirá o carnaval no sábado, 10 de fevereiro

por Luiz Ribeiro 22/01/2018 19:05
Luiz Ribeiro/EM/DA Press
(foto: Luiz Ribeiro/EM/DA Press)
Depois de vários anos sem desfiles, Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, voltará a ter carnaval com o apoio oficial da prefeitura neste ano. O resgate está previsto para ter o início em 10 de fevereiro, sábado de carnaval. Na oportunidade, o Encontro de Blocos, com a participação de seis agremiações formados nos bairros da cidade, dará o pontapé na folia. A festa será animada pelos blocos Raparigas do Bonfim, Passu Pretu, Maria Bonita, Na Gandaya, Morada do Parque e Jegue Love.

No domingo, o Raparigas do Bonfim deu uma demonstração dos seus integrantes ao promover o seu primeiro ensaio na Praça Wanderley Fagundes, no Bairro Todos Santos. O esquenta puxou centenas de pessoas, que se divertiram ao som dos tambores e tamborins. O calor foi refrescado a base da cerveja.

"A nossa proposta é fazer alegria. Vamos levar alegria do bloco para todas as outras pessoas", afirma Alexandre Zuba Nunes, presidente do Raparigas do Bonfim. A agremiação nasceu da união entre um grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que se somaram junto a outras pessoas da comunidade com o intuito de resgatar o carnaval de rua da cidade. O nome do bloco foi inspirado na música Disparate (Rapariga do Bonfim), dos compositores Ismoro da Ponte e Elthomar Santoro, este já falecido, de Montes Claros.

O próximo ensaio está marcado para o dia 28, em frente a um bar no Bairro Cândida Câmara. No dia 4, o bloco promete reunir centenas de foliões no evento "Praia das Raparigas", na Praça dos Jatobás.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, o Encontro dos Blocos será promovido no sábado de carnaval em um circuito entre a Avenida Corrêa Machado e a Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol. Os grupos vão se concentrar na Corrêa Machado, indo até a Praça dos Jatobás, onde será montada pela prefeitura uma estrutura de palco e som, contando com sistema de segurança e banheiros químicos. “A nossa proposta é deixar que o carnaval seja promovido pelos próprios blocos formados nos bairros, como uma manifestação espontânea do povo”, afirmou o secretário.

Nos demais dias da festa momesca, a folia será realizada nos bairros, com a prefeitura disponibilizando esquema de segurança e banheiros químicos. No domingo, 11 de fevereiro, o Raparigas do Bonfim vai se concentrar na Praça Wanderley Fagundes, no Bairro Todos Santos. No mesmo dia, o Passu Pretu vai se apresentar no Parque das Mangabeiras, no Bairro Morrinhos. Na segunda-feira, o Maria Bonita vai comandar a animação na Praça Evangelista Batista, Bairro Major Prates. Na mesma data, o Na Gandaya se concentrará na Praça Rotary, no Bairro São Luiz.

O Jegue Love vai se apresentar na Rua Enor de Brito, junto à Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, no domingo e na segunda-feira (11 e 12 de fevereiro). Já o Morada do Parque vai comandar a festa no bairro homônimo, na Praça Orfeu Froes, de domingo a terça-teira de carnaval.

MAIS SOBRE CARNAVAL