UAI

Influencer que subiu rampa com Lula registra boletim contra Léo Lins

Humorista imitou condições físicas de Ivan Baron, que tem paralisia cerebral, e também fez piada com pessoas com hidrocefalia

Influenciadora digital que subiu rampa com Lula registra boletim contra Léo Lins Divulgação/Reprodução/Instagram/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 19/09/2023 08:53
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O influencer e militante por inclusão de pessoas com deficiência Ivan Baron registrou um boletim de ocorrência contra o humorista Léo Lins após ter sido alvo de uma piada considerada capacistista durante o show de stand-up do piadista intitulado Peste Branca.

Leia Mais

De acordo com o boletim, o episódio ocorreu no dia 9 de setembro, em Rondonópolis, Mato Grosso. O influenciador digital fez uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (18/09) e disse que o comediante se referiu a ele "de maneira extremamente ofensiva" e imitando suas características físicas.

 

"Infelizmente, preciso vir aqui nas redes sociais expor mais um ataque capacitista que eu sofri de autoria do Leo Lins. Chegou até a mim um vídeo em que o humorista, durante o seu show de stand-up, se refere a minha pessoa de maneira extremamente ofensiva", iniciou.

 

"Assistindo o conteúdo foi impossível não sofrer, relembrando vários gatilhos que precisei passar durante todo o processo de aceitação da minha deficiência [paralisia cerebral]. Me senti, mais uma vez, humilhado por uma pessoa que não teme as consequências que a suposta 'piadinha' pode causar na vida do outro. Mais grave ainda é ele ser aplaudido por isso e ter a chance de monetizar seu trabalho", desabafou.

 

O digital influencer ainda lembrou que o Léo já havia feito piada de outra pessoa com deficiência. O caso repercutiu negativamente, e ele foi demitido do SBT. "Em outro momento, no mesmo dia e show, o tal humorista faz mais piadas envolvendo agora pessoas com hidrocefalia, de maneira horrenda dá a entender que as pessoas com essa condição enchem com água da pia a cabeça para aguentarem o calor", declarou.

"Esses atos são criminosos e não podem mais ser tolerados nos tempos em que vivemos, principalmente quando nos propomos a lutar por uma sociedade mais inclusiva e aberta à diversidade".

Ivan Baron

Segundo o advogado de Baron, Ronny César Nascimento de Oliveira, a defesa já está preparando uma ação judicial contra Lins. O comediante cometeu, segundo o profissional, inúmeros crimes contra a honra e foi contra a Lei Brasileira de Inclusão, ao ferir o artigo 88, que diz ser crime "praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência".

 

Confira, abaixo, o desabafo na íntegra: 

Vale destacar, que Ivan Baron ficou ainda mais famoso nas redes após subir a rampa no dia 1º de janeiro, ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp