UAI

Rita Lee apelidou o próprio tumor maligno de 'Jair' (Bolsonaro)

Cantora e compositora morreu aos 75 anos na noite desta segunda-feira (08/05), em casa, em São Paulo, após lutar contra um câncer no pulmão

Rita Lee apelidou o próprio tumor maligno de 'Jair' (Messias Bolsonaro) Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 09/05/2023 12:24
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Sempre polêmica e sem papas na língua, a cantora e compositora Rita Lee, que morreu na noite desta segunda-feira (08/05), aos 75 anos, apelidou o próprio tumor maligno de "Jair". O apelido foi tido como referente ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), com quem não simpatizava.

Leia Mais

Em abril de 2022, após a notícia de que roqueira estaria curada do câncer no pulmão esquerdo ter sido divulgada, o filho dela, Beto Lee, confirmou a informação e fez uma homenagem, pelo Instagram, falando da força de vontade da mãe durante todo o tempo de tratamento e afirmando que ela havia apelidado o tumor de "Jair".

 

"A cura da minha mãe me emocionou para caralh*. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de 'Jair'. That’s Rita", dizia o texto publicado na época. O post, no entanto, já foi deletado.

 

Vale destacar, que a artista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença, até que o tumor entrou em remissão - ou seja, jã não era mais detectada células cancerígenas.

 

O velório de Rita será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10/05), das 10h às 17h. A estrela do rock deixa o marido Roberto de Carvalho, com quem era casada há 26 anos, e juntos, tiveram três filhos, Beto, Antônio e João. 

 

Rita Lee nasceu em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo. Caçula de três irmãs, seus pais eram filhos de imigrantes americanos e italianos. O sobrenome Lee foi uma homenagem do pai ao general confederado norte-americano Robert E. Lee.

 

Em 1963, a roqueira teve sua primeira banda, a Teenage Singers, com mais duas amigas. Com o tempo, o trio conheceu outros músicos, que compunham o grupo masculino Wooden Faces, formando o Six Sided Rockers.

 

Após a saída do grupo em 1972, se juntou com Lúcia Turnbull e formou As Cilibrinas do Éden. Depois de uma única gravação ao vivo, as duas desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Já em 1975, é lançado Fruto Proibido, disco com sucessos como Agora Só Falta VocêEsse Tal de Roque Enrow e Ovelha Negra e que se tornou um clássico do rock brasileiro. Assim, nasce o apelido de Rainha do Rock Brasileiro para Rita.

 

O último álbum de estúdio de Rita Lee, Reza, foi lançado em 2012. Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo. O último show da carreira da estrela foi realizada em janeiro daquele ano, no Festival de Verão de Sergipe. A lenda do rock nacional foi detida na noite da última apresentação, acusada de cometer desacato policial e apologia às drogas.

 

Rita realmente nunca mais fez uma turnê. Mas ainda fez um show no Distrito Federal no fim de 2012, em que abaixou a calça para o público, e cantou no aniversário de São Paulo em 2013, ovacionada pelo público de sua cidade natal.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp