UAI

Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Cantora e compositora lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021

Morre Rita Lee, rainha do rock nacional, aos 75 anos Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 09/05/2023 11:15
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu na noite desta segunda-feira (08/09), aos 75 anos de idade, em sua casa em São Paulo. A artista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. No ano passado, ela chegou a anunciar que o câncer estava em remissão.

Leia Mais

 

A família da roqueira divulgou um comunicado nas redes sociais dela: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

 

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10/05), das 10h às 17h. A estrela do rock deixa o marido Roberto de Carvalho, com quem era casada há 26 anos, e juntos, tiveram três filhos, Beto, Antônio e João. 

 

Confira, abaixo, o comunicado: 

Rita nasceu em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo. Caçula de três irmãs, seus pais eram filhos de imigrantes americanos e italianos. O sobrenome Lee foi uma homenagem do pai ao general confederado norte-americano Robert E. Lee.

 

Em 1963, a cantora e compositora teve sua primeira banda, a Teenage Singers, com mais duas amigas. Com o tempo, o trio conheceu outros músicos, que compunham o grupo masculino Wooden Faces, formando o Six Sided Rockers.

 

Após a saída do grupo em 1972, se juntou com Lúcia Turnbull e formou As Cilibrinas do Éden. Depois de uma única gravação ao vivo, as duas desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Já em 1975, é lançado Fruto Proibido, disco com sucessos como Agora Só Falta Você, Esse Tal de Roque Enrow e Ovelha Negra e que se tornou um clássico do rock brasileiro. Assim, nasce o apelido de Rainha do Rock Brasileiro para Rita.

 

O último álbum de estúdio de Rita Lee, Reza, foi lançado em 2012. Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo. O último show da carreira da roqueira foi realizada em janeiro daquele ano, no Festival de Verão de Sergipe. A artista foi detida na noite da última apresentação, acusada de cometer desacato policial e apologia às drogas.

 

Rita realmente nunca mais fez uma turnê. Mas ainda fez um show no Distrito Federal no fim de 2012, em que abaixou a calça para o público, e cantou no aniversário de São Paulo em 2013, ovacionada pelo público de sua cidade natal.

Tags:  #Rita Lee
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp