99 divulga novas regras para uso de cinto após acidente com Rodrigo Mussi

Passageiros poderão agora sofrer punições caso não usem a proteção, segundo novas regras da empresa

Reprodução/TV Globo
Rodrigo Mussi ganhou vouchers da 99 após vencer duas vezes a Prova do Anjo (foto: Reprodução/TV Globo)

empresa de transporte 99 enviou uma nota para o Portal Uai contando que passará a implementar novas regras para garantir o cumprimento da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em suas corridas, tanto para os motoristas parceiros como para os clientes.

As mudanças ocorrem dias depois do caso com Rodrigo Mussi, ex-participante do BBB 22reality show da TV Globo, que sofreu acidente durante uma corrida com a 99 na última quinta-feira (31/03), o gerente comercial estava no banco de trás do passageiro e, por não estar usando cinto de segurança, foi arremessado para a parte da frente do veículo e está internado no Hospital das Clínicas.

 

O ex-BBB sofreu traumatismo craniano, fraturas pelo corpo e o estado de saúde é considerado delicado, mas estável, o empresário passou por duas cirurgias: uma na cabeça, para tentar drenar uma hemorragia, e colocar um cateter, e outra na perna, para corrigir duas fraturas expostas.

 

Rodrigo estava em um carro de aplicativo que acabou batendo em um caminhão carregado com soja na Marginal Pinheiros, próximo da Ponte Eusébio Matoso. O motorista, Kaique Reis, disse que "provavelmente" cochilou ao volante, em entrevista exibida no Hora 1 e Bom dia São Paulo.

 

"Só vi o airbag na minha cara. Provavelmente devo ter dado uma cochilada, sono, alguma coisa, e infelizmente teve esse acidente", relatou ele.

 

Ainda de acordo com o condutor da 99, que usava o cinto de segurança no momento do acidente, e não se feriu, informou que o brother não estava com o aparato e pediu que Mussi colocasse o cinto, mas revela que não teve sua demanda atendida. 

"Na hora da batida, eu estava de cinto, sempre uso. Solicitei para ele colocar o cinto também, porém não tenho que ficar toda hora olhando para ver se o cara [passageiro] está de cinto ou não, é a cabeça do cara".

Kaique Reis

A 99 aponta que, segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 54,6% da população do país usa cinto de segurança nos bancos de trás dos carros. A ideia da campanha, além de conscientizar os usuários sobre a importância de uma viagem com segurança, é também investir em medidas que possam coibir acidentes.

 

A empresa de transporte é uma das patrocinadoras do Big brother Brasil. Vale destacar, que antes de ser eliminado, Rodrigo Mussi chegou a vencer duas Provas do Anjo, que são patrocinadas pela empresa de aplicativo de corridas e ganhou R$ 20 mil em créditos no app. Ou seja, ao que tudo indica, Rodrigo estava usando seu prêmio do Anjo no momento em que sofreu o acidente.

Leia a nota na íntegra

"Preocupada com seus passageiros e motoristas parceiros, a 99 está ampliando seus esforços para a conscientização da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em todas as corridas, sejam curtas ou longas.

 

Dentre as medidas, iniciamos ações massivas de educação e iremos aprimorar as nossas políticas para manter o ambiente mais seguro para todos os usuários. Já está ativa a possibilidade de o motorista cancelar a viagem caso o passageiro se recuse a usar a proteção, sem sanção ao condutor. Também já implementamos banners de avisos adicionais pedindo o uso do cinto de segurança antes e no início das corridas. Em breve, mensagens de voz também serão adicionadas para esse reforço.

 

Nas próximas semanas, haverá um espaço dedicado para motoristas e passageiros reportarem viagens sem o uso do cinto de segurança – ou seja, com mais facilidade no app. Usuários que desrespeitarem as regras receberão alertas educativos e até bloqueios, em casos de reincidência.

 

Trabalhamos todos os dias pela nossa comunidade, reforçando direitos e deveres, respeito e cuidado, para um ambiente seguro para todas e todos".