Rafa Kalimann explica conflito entre Rússia e Ucrânia, mas é detonada

A apresentadora deu uma versão simplista e vazia de informações sobre os conflitos entre os países europeus

Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem
Rafa Kalimann explica conflito entre Rússia e Ucrânia, mas é detonada nas redes sociais (foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem)

Rafa Kalimann não consegue ter um dia de paz nas redes sociais. Dessa vez, a apresentadora recebeu uma enxurrada de críticas dos internautas ao tentar explicar os ataques da Rússia contra a Ucrânia.

Na manhã desta quinta-feira (24/02), a ex-BBB fez uma série de publicações no Twitter para deixar os fãs mais antenados sobre os conflitos que ocorreram na madrugada desta quinta-feira (24/02) após o país presidido por Vladimir Putin ter dado início ao conflito armado com a nação do leste europeu.

 

Ciente de que não fazia a menor ideia do que estava falando, ela disse que tentaria "resumir" para seus seguidores o que está acontecendo, mas deixou claro que se "tiver algum ponto de equívoco" é para avisá-la. Inclusive, Rafa orientou os internautas a "se aprofundarem" no tema por meio de outras fontes pois sua postagem é apenas "um resumo pessoal".

 

"Vou tentar resumir pra vocês sobre a Rússia e a Ucrânia: O que eu entendo sobre, se tiver alguma ponto de equívoco, me falem. E por favor pesquisem pra aprofundar, é só um resumo pessoal", explicou.

 

Kalimann falou sobre a criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por vezes chamada Aliança Atlântica, organismo internacional fundado em 1949 no contexto da Guerra Fria, conflito travado entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética. Tem como objetivo garantir a segurança de seus países-membros por meio de ações específicas.

 

influenciadora digital disse que a OTAN é mais eficiente que a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), e que a guerra é motivada por questões culturais e que a Rússia quer apenas "preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética".

 

"Mas a Ucrânia que se tornou independente há apenas 30 anos, não. E desde então existe uma indecisão se ela se torna mais próxima da Rússia ou da OTAN (lado dos EUA) onde ela demonstrou ter uma tendência maior nos últimos anos e pra Rússia isso não é nada bom", acrescentou.

 

"Acontece que a Rússia ainda vê a Ucrânia como 'parte deles'. Importante frisar que antes a capital da Rússia era Kiev, que hoje é a capital da Ucrânia... Tem muitas questões culturais envolvidas, famílias formadas por ucranianos e russos, por exemplo", complementou.

"O X da questão é que a Rússia não quer um vizinho convertido ao Ocidente, um vizinho inscrito na Otan, eles querem preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Tem a ver com laços culturais, mas, sobretudo, com laços políticos".

Rafa Kalimann

Vale destacar, que alguns trechos estão incorretos, Kiev, por exemplo nunca foi capital da Rússia. Não demorou para que usuários da rede do passarinho apontassem equívocos nas declarações de Kalimann.

 

influencer também foi acusada de copiar os tuítes de um outro usuário, que não se pronunciou até o fechamento desta matéria. Twitteiros de plantão pediu para que ela convidasse especialistas no assunto para que explicasse com elementos aprofundados o tema e pediram para ela "apagar" as postagens.

 

"Rafaela, você não é internacionalista, você não é jornalista política, você não possui instrução em ciência política ou qualquer percepção de história internacional ou sequer de política externa. Em respeito aos seus seguidores, apague isso. É pura desinformação", escreveu uma internauta. "Minha filha, tenha noção! Se você não tem conhecimentos apurados/aprofundados sobre o assunto, não publique nada sobre. Você como influencer de milhões de seguidores não pode prestar desserviço assim, tenha responsabilidade", disparou outra. "Eu deveria ter seguido minha intuição e parado no 'Rafa Kalimann resumindo o conflito Rússia e Ucrânia', mas fiz a burrice de ler tudo. Onde faz para desver?", ironizou um seguidor. "Se você não sabe, é melhor não falar sobre. Você tem um alcance muito grande pra publicar resumo pessoal sobre assunto que não tem a mínima perícia. Indique profissionais da área", detonou outro.

 

Confira, abaixo, as publicações de Rafa Kalimann: