Chico Buarque ganha ação contra empresa por uso indevido de sua imagem

Artista pode receber indenização de R$ 25 mil de empresa que usou meme a partir da capa de disco na qual ele aparece sorrindo em uma imagem e sério na outra

Divulgação
Chico Buarque na capa de seu primeiro disco; imagem virou meme nas redes sociais (foto: Divulgação)

cantor e compositor Chico Buarque ganhou a ação contra a Valor Tecnologia, que usou indevidamente sua imagem em uma campanha publicitária. 
De acordo com as informações do colunista, Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro condenou a empresa a indenizar o artista em R$ 25 mil pelo uso do meme, inspirado em capa de primeiro disco do músico, na qual ele aparece sorrindo em uma imagem e sério na outra, sem autorização. 
 
A Valor e Tecnologia, desenvolvedora de aplicativos para consultórios e clínicas, utilizou o meme em março deste ano e fez uma brincadeira atrelando as duas fisionomias, em referência ao feito de ter atendido mais clientes durante a pandemia da Covid-19
 
Após Chico entrar com uma ação na Justiça, meses atrás, a empresa chegou a excluir a publicação das redes sociais. 
 
Vale destacar, que está não é a primeira treta que envolve o uso de imagem do cantor. 
 
No início de setembro de 2021Buarque decidiu mover uma ação judicial contra o governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à presidência, Eduardo Leite (PSDB) após o político utiliza imagens do compositor em vídeo publicado na web. 
 
Segundo a defesa do artista, Eduardo usou, sem autorização, o nome e imagens de Chico. O advogado João Tancredo, que representa o músico na ação, solicitou a retirada imediata do material da internet e o valor de 40 salários mínimos como indenização. No entanto, o pedido de indenização teria sido indeferido.  As informações são do G1.