CPI da COVID vira 'reality show' na mão dos internautas

Mesmo com forte apelo e muito importância, web não perdoa e assunto vira piada

Reprodução/twitter
CPI da COVID ganha ares de 'reality show' na internet (foto: Reprodução/twitter)
 

Iniciada no início deste mês, a CPI da COVID está sendo realizada no Senado Federal, em Brasília, a fim de apurar e investigar a conduta do Governo Federal durante a pandemia no Brasil. Semanalmente, são ouvidos diversos personagens que estiveram envolvidos com a gestão do país contra o novo Coronavírus. Até aí, tudo bem.

 

Mas não existe nada que a internet brasileira leve 100% a sério. Nas redes sociais, a CPI ganhou ares de 'festival' e 'reality show'. A cultura de reality está tão difundida entre a população, que foi graças ao twitter, que muitos Senadores descobriram que Fábio Wajngarten, ex-Secretário de comunicações do Governo Bolsonaro, estava mentindo em algumas respostas.  

Reprodução/Twitter
Internautas ajudaram a desmascarar mentira de Fábio Wajngarten (foto: Reprodução/Twitter)
 

Em determinado momento, a prisão de Fábio (mentir em CPI é considerado crime) foi uma questão seriamente debatida durante seu depoimento. Os internautas fizeram um verdadeiro 'mutirão' e começaram a marcar os parlamentares em lives e entrevistas que desmentiam respostas dadas por Wajngarten.

 

E se a comissão, que já está 'no ar' há três semanas, ganhou ares de reality, o maior 'fandom' é dele: Renan Calheiros. Senador do MBD(AL), ele é o relator da CPI e, também, o novo 'reizinho do twitter'. Já ciente de que suas aparições diárias em rede nacional o tornaram um meme, ele fez o que sabe fazer de melhor: se articulou.

Reprodução/Twitter
'Mapa de calor' de Renan, muito comum para avaliar o desempenho de jogadores de futebol (foto: Reprodução/Twitter)
 

Na noite desta terça-feira (18/05), Renan chegou a abrir uma caixinha de perguntas no instagram  para que os seguidores mandassem sugestões do que perguntar para Eduardo Pazuello, ex-Ministro da saúde. Uma aparição repentina do político em uma sala do clubhouse também divertiu os internautas.

 

Desde a redemocratização, ouvimos falar que CPI's e outras comissões em Brasília terminam sempre em 'pizza': não dão em nada. Esta, talvez, seja a mais importante dos últimos 30 anos. Não sabemos se vai terminar em 'pizza', mas em 'piadas', ninguém duvida. 

Reprodução/Twitter
Internautas criaram até ingresso para o festival 'CPIpalooza' (foto: Reprodução/Twitter)