Clube holandês Ajax lançará camisa em homenagem a Bob Marley

Ligação do cantor com o futebol transcendeu sua própria vida; confira os detalhes da camisa:

FOOTY HEADLINES
Ação é uma homenagem ao cantor, morto há quase 40 anos (foto: FOOTY HEADLINES)
 

O Clube de futebol Ajax irá homenagear em seu uniforme o maior artista da história do reggae music, Bob Marley. Muitas pessoas estão se perguntando qual a ligação entre o time holandês e o ícone jamaicano. 

 

Há um ponto em comum que liga o Ajax a Jamaica, separados por quase oito mil quilômetros, que não é o apreço pela cultura canábica; amplamente difundida nos dois países. Mas sim, a música.

 

Tudo começou em 2008, quando um Dj da Arena Amsterdã, estádio do clube, colocou a canção Three little birds para tocar, logo após um jogo da equipe. A torcida, então, tomou gosto pelo hit de Bob e o adotou como um canto das arquibancadas. Confira: 

 

Ky-Mani Marley, um dos filhos do cantor, pôde entoar o sucesso a plenos pulmões em uma partida do Ajax, em 2018, pela Liga dos Campeões, junto com os 'Ultras', torcida organizada holandesa.

 

A ideia da Adidas, fornecedora que dá vida aos uniformes do clube, é lançar a vestimenta dia 11 de maio, data em que se completam 40 anos da morte de Bob Marley. A camisa será toda preta e carregará detalhes nas cores verde, vermelha e amarela, associadas à cultura Rastafari; da qual Bob era praticante. 

 

Na parte de dentro, o uniforme ainda terá os três 'X' que representam a bandeira de Amsterdã, além da silhueta de três pássaros; uma clara referência ao nome da música. 

FOOTY HEADLINES
Detalhes da parte interna da camisa (foto: FOOTY HEADLINES)
 

BOB MARLEY E O FUTEBOL

 

A ligação de Marley com o futebol era intensa. Em visita ao Brasil, em março de 1980, o músico jogou uma 'pelada' com um time estrelado. Entraram em campo neste dia, no Recreio dos Bandeirantes, nomes como Alceu Valença, Paulo César Caj; ídolo do Botafogo, Toquinho e o dono da festa Chico Buarque. Confira um registro do momento histórico:

Acervo
Jacob Miller, Chico Buarque, Paulo César Caju e Bob Marley (foto: Acervo)