Perfil no TikTok faz vídeos de 'deepfake' com Tom Cruise e viraliza

Produções colocam o ator em situações banais de forma muito convincente

Montagem/Reprodução/TikTok
Os vídeos de deepfake com Tom Cruise (foto: Montagem/Reprodução/TikTok)
Um perfil na rede social TikTok chamou a atenção recentemente por fazer deepfake com o astro Tom Cruise. A técnica consiste em utilizar o rosto de pessoas (famosas, geralmente) em outras, para criar situações inusitadas de uma forma convincente.

A conta deeptomcruise fez uma série de vídeos com o astro da franquia Missão impossível fazendo coisas banais como jogar golfe, fazer um truque de mágica e escorregar. Além do rosto, até o jeito e a postura são parecidos. 
 
Apesar do sucesso, os vídeos do falso Tom Cruise foram excluídos da plataforma, que proíbe seus usuários de se passarem por outras pessoas, embora esteja bem claro que o perfil seja de deepfake. A conta continua ativa com mais de 380 mil seguidores e mais de 1 milhão de interações. Veja alguns dos vídeos abaixo:


Aqui no Brasil, o influencer Bruno Sartori é conhecido por usar deepfake para sátiras políticas. A ferramenta vem chamando a atenção porque, apesar de ela exigir um conhecimento avançado de programação e edição de vídeo, há o temor de que ela se propague e se torne uma forma ainda mais convincente para produzir notícias falsas.