Sabia Não, Uai: os reality shows mais marcantes da TV brasileira

Você sabia que o No Limite foi um dos primeiros reality shows do Brasil? Conheça a história do gênero na TV brasileira no Sabia Não, Uai

Denys Lacerda* Luiza Rocha* 14/05/2021 21:39
Reprodução de TV
(foto: Reprodução de TV)

O BBB 21 chegou ao fim no começo de maio, mas a sede do público por reality shows continua. Para saciar essa vontade, o No Limite retornou ao ar após 12 anos de ausência e o Power Couple Brasil estreou sua quinta temporada, com nova apresentadora: Adriane Galisteu. No Sabia Não, Uai de hoje, falamos da história dos reality shows no Brasil.

Tem curiosidades de Casa dos Artistas, Largados e Pelados, Polícia 24h e vários outros programas. A cobertura dos principais reality shows da televisão você confere no Portal Uai.



Confinamento


Os reality shows de maior audiência da TV são os de confinamento. Geralmente, esses programas colocam pessoas em uma casa sem acesso a televisão, internet ou qualquer contato com o mundo exterior.

A cada semana, o público vota para um participante sair e quem chegar à final ganha o prêmio. O pioneiro desse formato no Brasil foi a Casa dos Artistas, programa idealizado por Silvio Santos, que estreou em 2001.

No ano seguinte, surgiu o Big Brother Brasil, maior referência em reality show no país.

Outro sucesso desse formato é A Fazenda. Além do confinamento, os participantes do programa precisam realizar tarefas do dia a dia rural, como ordenhar vacas, cuidar da colheita e dar banho em cavalos.

Há também o Power Couple Brasil, que confina casais de famosos em uma casa, realizando provas juntos.

Documentais


Os reality shows documentais são um fenômeno, especialmente na TV fechada. Dentro desse grupo estão programas como Quilos Mortais, 90 Dias para casar e Keeping up with the Kardashians.

Já na TV aberta, antes de existirem canais no Youtube de policiais documentando sua rotina, a televisão já saciava o interesse do público de acompanhar a vida policial.

É o caso dos programas Policia 24h e Operação de Risco.

Profissionais


Um dos formatos de reality shows que mais fazem sucesso é o de pessoas que pedem ajuda de especialistas em alguma área. É o caso do SuperNanny, que acompanhava a especialista em educação de crianças Cris Poli ajudando pais a educar melhor seus filhos levados.

Na TV aberta, tivemos também o Dr. Hollywood, focado nos procedimentos estéticos realizados pelo cirurgião plástico Dr. Rey.

O Esquadrão da Moda, que existe até hoje, mostra o estilista Arlindo Grund e a consultora de moda Isabella Fiorentino ajudando pessoas a se vestirem com mais estilo.

Sobrevivência


Os reality shows de sobrevivência geralmente colocam os participantes em um local inóspito, realizando provas de resistência física e, claro, psicológica.

O No Limite, que reestreou na última terça-feira (11/5), é o principal programa do gênero no Brasil.

A produção coloca de 16 a 24 participantes divididos em duas tribos. A cada semana há uma eliminação, até sobrarem dois finalistas. Ao longo do programa, os participantes enfrentam provas de resistência, de solução de problemas e de trabalho em equipe.

Mas as provas que mais chamam a atenção do público são as que envolvem comidas “exóticas”, como olho de cabra, cérebro de bode, estômago de boi cru e vermes vivos.

 

*Estagiários sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES