BBB21: Karol Conká critica Michael Jackson e médico alerta sobre erro

O rei do pop foi diagnosticado com vitiligo, e médicos dermatologistas alertam que a fala da cantora no Big Brother Brasil 2021 faz 'crescer o tabu'

Natasha Werneck* 02/02/2021 13:18
Reprodução/TV Globo
Karol Conká fala que doença de Michael Jackson foi emocional e médicos repudiam (foto: Reprodução/TV Globo)
As declarações polêmicas da cantora Karol Conká repercutem fora do Big Brother Brasil. Ao falar sobre o cantor Michael Jackson, a sister afirmou que o vitiligo, uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe. Médicos repudiam a fala da rapper.

Em uma conversa no quarto com outros brothers, ela relembrou as polêmicas em torno de Michael Jackson (1958-2009). Além de falar sobre os abusos que o cantor sofreu do pai na infância, ela disse que o preconceito fez o “rei do pop” querer ser ‘bem branquinho’. “Teve vitiligo foi emocional”, disse.

"Ele queria ficar igual o Fiuk e ficou feio, cara. Ele era lindo, ficou com a pele mais branca que a sua", disse a rapper. "Aí você vê que é um negócio estrutural. Até o Michael, que era o cara mais foda do planeta, entrou nessa noia”, militou Fiuk.

Karol contou que sempre teve orgulho de ser negra e, quando criança, usava na escola um moletom que dizia: "negro é lindo". "Me falavam assim: 'se fosse lindo, o Michael não tinha ficado branco'", relembrou ela. 
 
 
 
"É que ele teve aquele negócio lá, vitiligo", lembrou João Luiz Pedrosa. "Não. Não existe esse [tipo de] vitiligo. Eu nunca mais vi nenhuma outra pessoa ter um vitiligo que a mancha pega o corpo inteiro", respondeu Conká.

"Mas tem aquela questão, ele acelerou o processo do negócio", explicou o professor. "Então, tá vendo? Teve vitiligo, é emocional", afirmou a rapper. Vitiligo é uma doença que causa despigmentação na pele em forma de manchas que atingem em diversos níveis. O vitiligo sofrido por Michael Jackson foi o tipo mais raro, chamado universal, que acomete 75% do corpo ou mais. A doença foi confirmada na autópsia do cantor.

Tabu reforçado

Para o dermatologista Fábio Gontijo esse tipo de comentário prejudica o tratamento do paciente já que é uma doença que mexe com o psicológico "O vitiligo é uma doença que atrapalha a autoestima do paciente e comentários assim só fazem crescer o tabu", afirma o dermatologista.

Gontijo explica que o tratamento para o vitiligo é feito com pomadas, ou até medicações orais, e alerta: "É um tratamento em que muitas vezes precisamos contar com a ajuda de um psicólogo, já que afeta muito o emocional do paciente, e no geral, vitiligo é uma doença incurável".
 
*Estagiária sob supervisão da editora-asistente Vera Schmitz

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES