Relembre novelas que abordaram o HIV e os personagens que possuíam o vírus

Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento

Divulgação/TV Globo
Jayme Periard (foto: Divulgação/TV Globo)

1º de dezembro foi o dia escolhido para reforçar as pautas sobre conscientização, prevenção e tratamento da infecção pelo vírus HIV. A dramaturgia, sempre uma aliada a pauta, de tempos em tempos traz o assunto em novelas e séries. 

 

Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duas diferentes substâncias — os antivirais lamivudina e dolutegravir sódico — em um único comprimido. O remédio foi desenvolvido pela companhia ViiV Healthcare — parte da farmacêutica britânica GSK — e recebe o nome de Dovato.

 

'O Portador' (1991) 

Há 30 anos o Brasil conhecia a minissérie que contou a história de Léo , interpretado por Jayme Periard , que descobriu ser soropositivo ao doar sangue. O próprio já havia recebido transfusão de sangue anteriormente, quando sofreu um acidente de avião. A trama abordava com delicadeza o vírus, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos portadores do HIV. 

Reprodução/Gshow
Jayme Periard como Léo (foto: Reprodução/Gshow)

'Malhação' (1999) 

Nesta temporada, a personagem de Samara Felippo , que se chamava Érica, descobre ser portadora de HIV. Com o passar do tempo, a adolescente vai retomando sua vida convivendo com o vírus, trazendo esperança e otimismo para os telespectadores.  

Reprodução/Gshow
Samara Felippo deu vida à Érica (foto: Reprodução/Gshow)

'Sete Pecados' (2007)

Carla Diaz interpretou Gina, personagem que era portadora do HIV desde o seu nascimento. Por este motivo, a jovem evitava tornar seu relacionamento com Sandro, interpretado por Darlan Cunha , sério. 

Reprodução/Gshow
Gina foi vivida por Carla Diaz (foto: Reprodução/Gshow)
 

'Totalmente Demais' (2015)

O jovem Gabriel, vivido por Icaro Zulu , foi a criança adotada por Carolina, Juliana Paes , na trama. Contudo, o menino era soroposito e a personagem descobriu durante o processo de adoção. Gabriel já havia sido rejeitado anteriormente por outras famílias, mas o amor de Carol passa por cima disso e ela não desiste de tê-lo como filho. 

Reprodução/Gshow
Carolina, personagem de Juliana Paes, e Gabriel, vivido por Icaro Zulu (foto: Reprodução/Gshow)
 

'Os dias eram assim' (2017) 

Nanda, a personagem de Julia Dalavia , emocionou o público com sua história ao se descobrir soropositiva na década de 80, uma época em que não se sabia quase nada sobre HIV / Aids no Brasil. 

Reprodução/Gshow
Julia Dalavia interpretando Nanda (foto: Reprodução/Gshow)
 

 

 

 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV