TV Globo está vetada da final da Libertadores no próximo sábado

Emissora transmite imagens exclusivas da Conmebol e é punida pela federação; Globo tenta a compra de ingressos para repórteres

Cesar Greco
Gabriel Menino (Palmeiras) e Everton Ribeiro (Flamengo) (foto: Cesar Greco)
 

A TV Globo está vetada da cobertura in loco da final do próximo sábado (27/11) entre Palmeiras e Flamengo , válida pela Libertadores da América. A decisão partiu da Conmebol, órgão máximo do futebol da América do Sul. A informação é de Grabriel Vaquer, do Notícias da TV.

 

O motivo da punição foi a exibição 'clandestina' de uma entrevista coletiva do técnico palmeirense Abel Ferreira, dada durante as semifinais do torneio. A emissora usou as imagens logo após a classificação alviverde contra o Atlético Mineiro, no dia 28 de setembro, no programa Troca de Passes, do SporTV. O uso das imagens, porém, é proibido através de contrato.

 

Os direitos para a exibição das iamgens da Conmebol pertencem, além da própria, ao Grupo Disney e ao SBT . Segundo a coluna de Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a denúncia foi feita á entidade por uma das emissoras.

 

Com isso, nenhum repórter do Grupo Globo poderá ser credenciado para entrar no estádio, como os repórteres de campo e produtores costumam fazer. A decisão já estava valendo para o último dia 20 de novembro, quando Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino disputaram a final da Copa Sul-americana, no mesmo estádio.

 

O que a emissora faz, agora, é buscar outras alternativas, como convites de marcas e ingressos do público geral, na tentativa de colocar produtores ou repórteres dentro 'da festa'. Procurada oficialmente, O Grupo Globo não se manifestou.

 

A transmissão dos jogos da Conmebol, tanto da Libertadores, quanto da Sulamericana, não estão mais nas mão da TV Globo desde 2019. De lá para cá, apenas o Grupo Disney (Fox Sports) e o SBT transmitem os jogos para o Brasil, além do serviço exclusivo da própria federação.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV