Conheça Tonico Rocha, o vilão de Nos Tempos do Imperador

Tonico Rocha é quem representa o lado contrário as ideias de Dom Pedro II

Divulgação/TV Globo
Tonico Rocha, personagem de Alexandre Nero (foto: Divulgação/TV Globo)

O ator Alexandre Nero está dando um show de atuação nas telinhas brasileiras. Nero aparece atualmente em dois horários da TV Globo , na faixa nobre como o famoso comendador de Império e na faixa das seis como o vilão Tonico Rocha , rival de Dom Pedro II em Nos tempos do imperador .  

 

Segundo o Notícias da TV , o personagem de Alexandre Nero não foi alguém que realmente existiu na história brasileira e foi inspirado no senador João Maurício Wanderley (1815-1889), o barão de Cotegipe. A liberdade poética foi dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão.

 

Na trama, Tonico Rocha é quem representa o lado contrário as ideias de Dom Pedro II. O filho do coronel Ambrósio (Roberto Bomfim) é contra a abolição da escravidão no Brasil e tem um grande desejo por poder.

No começo da novela, o personagem mostra sua aspiração por um cargo político, no velório do pai ele anuncia sua candidatura para o cargo de deputado da Bahia e pede o apoio dos coronéis da região.

Alexandre concedeu uma entrevista ao site e revelou que o papel não seria tão facilmente encontrado nos livros de História do Brasil, assim como de Pedro.
 
"Trata-se de um personagem ficcional, mas que talvez seja o mais real da trama, porque as pessoas vão se identificar. Ele está em cada um de nós e eventualmente em mim também, porque a gente não pode só apontar para o outro, olhar para fora", disse Nero.
 
Ele é conhecido por ter sido o único senador que votou contra a Lei Áurea que, ao contrário do imaginário popular, não foi exatamente uma canetada da princesa Isabel (1846-1921). O decreto precisou ser analisado e aprovado por  membros do legislativo, já que o Brasil era então uma monarquia constitucional.
 
"A gente tentou puxar um pouco da Bahia de Jorge Amado [1912-2001], jogar um pouco dessa cor e até forçar uma barra ao enfiar os coronéis, que não são exatamente dessa época. Ele é um personagem que poderia estar em um livro do audo autor, tocando as suas maldades", pontuou Thereza.
 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV