Estupro coletivo que chocou o mundo em 2016 inspirou a série 'La Jauría'

A partir da brutalidade ocorrida em Pamplona, produção chilena desenvolve trama policial em oito episódios, em cartaz na Amazon Prime Video

Mariana Peixoto 29/01/2021 04:00
AMAZON PRIME VIDEO/DIVULGAÇÃO
Daniela Vega e Antonia Zegers contracenam em La Jauría (foto: AMAZON PRIME VIDEO/DIVULGAÇÃO)
Tradicionalíssimas em Pamplona, Espanha, as Festas de São Firmino, realizadas em julho, são conhecidas mundo afora por causa da controversa corrida de touros, que percorrem, em alta velocidade, a zona central da cidade. A edição de 2016 do evento é de triste memória.

Cinco homens, um deles integrante do Exército e outro da Guarda Civil, pegaram à força uma jovem, a levaram para um local isolado e a estupraram. O ataque foi filmado pelos próprios, que depois o compartilharam em um grupo de WhatsApp chamado La Jauría. O caso, levado aos tribunais, é chamado de La Manada e foi alvo de protestos no mundo inteiro, incluindo o Chile.

Fábula, produtora do cineasta chileno Pablo Larraín, criou a partir desse crime contemporâneo a série La Jauría, cuja primeira temporada, com oito episódios, será lançada nesta sexta-feira (29/1), na Amazon Prime Video. Larraín é produtor executivo, e a segunda temporada já está sendo rodada.

O cenário não é a Espanha, mas o Chile. E mais do que o crime, o que está em foco é a investigação posterior.

Na ficção, Blanca (Antonia Gisen), estudante de um colégio católico e líder de um movimento feminista, desaparece. Mais tarde, o vídeo do estupro coletivo da moça viraliza. Um grupo de três policiais mulheres é criado para apurar o caso.

À medida que a investigação avança, as detetives descobrem que há mais por trás daquele crime de gênero. No elenco destaca-se a atriz trans Daniela Vega (intérprete da agente Marina Vidal), revelada em Uma mulher fantástica (2017), de Sebastián Lelio, vencedor do Oscar de Filme internacional em 2018.

LA JAURÍA
• Série em oito episódios. Estreia nesta sexta (29/1), na Amazon Prime Video

MAIS SOBRE SERIES-E-TV