Uai Entretenimento

ESTREIA

Estupro coletivo que chocou o mundo em 2016 inspirou a série 'La Jauría'

Tradicionalíssimas em Pamplona, Espanha, as Festas de São Firmino, realizadas em julho, são conhecidas mundo afora por causa da controversa corrida de touros, que percorrem, em alta velocidade, a zona central da cidade. A edição de 2016 do evento é de triste memória.



Cinco homens, um deles integrante do Exército e outro da Guarda Civil, pegaram à força uma jovem, a levaram para um local isolado e a estupraram. O ataque foi filmado pelos próprios, que depois o compartilharam em um grupo de WhatsApp chamado La Jauría. O caso, levado aos tribunais, é chamado de La Manada e foi alvo de protestos no mundo inteiro, incluindo o Chile.

Fábula, produtora do cineasta chileno Pablo Larraín, criou a partir desse crime contemporâneo a série La Jauría, cuja primeira temporada, com oito episódios, será lançada nesta sexta-feira (29/1), na Amazon Prime Video. Larraín é produtor executivo, e a segunda temporada já está sendo rodada.


O cenário não é a Espanha, mas o Chile. E mais do que o crime, o que está em foco é a investigação posterior.

Na ficção, Blanca (Antonia Gisen), estudante de um colégio católico e líder de um movimento feminista, desaparece. Mais tarde, o vídeo do estupro coletivo da moça viraliza. Um grupo de três policiais mulheres é criado para apurar o caso.

À medida que a investigação avança, as detetives descobrem que há mais por trás daquele crime de gênero. No elenco destaca-se a atriz trans Daniela Vega (intérprete da agente Marina Vidal), revelada em Uma mulher fantástica (2017), de Sebastián Lelio, vencedor do Oscar de Filme internacional em 2018.

LA JAURÍA
• Série em oito episódios. Estreia nesta sexta (29/1), na Amazon Prime Video