Bar de BH faz festa para transmissão do reality norte-americano Rupaul's Drag Race

Às sextas-feiras, Oliver Art Bar, no São Pedro, reúne fãs do programa LGBT que se tornou sucesso em todo o mundo

por Débora Anunciação* 13/12/2018 17:41
Instagram/Reprodução
Reality show foi apelidado pelos fãs de 'Copa do Mundo LGBT' (foto: Instagram/Reprodução)

Sashay away, shantay you stay, sickening, shade... Termos que podem soar estranhos para uns são gírias comuns no vocabulário de fãs do reality show norte-americano Rupaul’s Drag Race. A produção se popularizou no Brasil há alguns anos, e agora conta com transmissão ao vivo no Oliver Art Bar, da empresária Analice Souza, em Belo Horizonte. 
 
Apelidado pelos fãs de “Copa do Mundo LGBT” e apresentado pela renomada drag queen americana RuPaul, o programa promove a competição entre drag queens em busca do título de America's Next Drag Superstar
 
Toda sexta, quem visitar o local poderá assistir aos novos desafios enfrentados pelas 'queens' nas categorias de dança, canto, maquiagem e figurino. A cada semana, uma drag se despede da competição após participar de uma 'batalha de dublagem'.

O produtor cultural Diego Fernandes, responsável pela iniciativa, informa que o bar recebeu cerca de 120 visitantes na exibição do final da última temporada. “Era gritaria de final de Copa. Tinha veado torcendo pra um, um debochando da favorita do outro”, diz.

A ideia surgiu por meio de um convite nas redes sociais. “Queríamos nos reunir para ver a final de uma temporada, então entrei em contato com a Analice para fazer essa exibição lá”, relembra. A boa recepção dos clientes rendeu a transmissão ao vivo de todos os episódios da última temporada, ainda no começo deste ano. A casa foi a única em Belo Horizonte a transmitir o programa.
 
Alexandre Guzanshe/EM
Analice diz que o bar sempre se posicionou a favor da diversidade (foto: Alexandre Guzanshe/EM)
Diego destaca a necessidade da fomentação de novos espaços culturais para o público LGBT. “É importante ter esses espaços para que lésbicas, gays e travestis não fiquem relegados apenas às festas noturnas”, explica. 

O público do bar é diverso. Alguns já eram clientes do bar e passaram a assistir ao programa, enquanto outros começaram a frequentar o local especialmente para a ocasião. “Tem uma parcela muito grande de pessoas LGBT, mas, com a popularização do programa, muitos casais hétero também estão frequentando”, comenta.
 
De acordo com Analice, o bar sempre se posicionou a favor da diversidade. “Não é exclusivo da comunidade LGBT, mas é um símbolo. Espero que as pessoas possam vir não só para ver o programa, mas para ser bem atendido em um lugar que acolhe bem, e não tolera homofobia”, explica. 

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria.

RUPAUL'S DRAG RACE: ALL STARS
Oliver Art Bar. Rua São Romão, 30, São Pedro. Toda sexta, às 21h. A entrada custa R$ 20, revertidos em consumação. O couvert para assistir ao programa custa R$ 10.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV