Curta-metragem Travessia, inspirado em projeto do EM, chega hoje à TV

Com 15 minutos, o documentário é montagem inédita do material que serviu de base para a reportagem vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo

por Estado de Minas 22/06/2018 08:00
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Genildo Castro, de Pirapora, um dos personagens de Travessia (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A Rede Minas vai exibir hoje, às 23h45, o filme Travessia, inspirado no premiado projeto especial publicado pelo Estado de Minas em 2016. Com 15 minutos, o documentário é montagem inédita do material que serviu de base para a reportagem multimídia vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2017, na categoria cultura.

Com roteiro de Gustavo Werneck, fotografia de Alexandre Guzanshe e direção de Fred Bottrel, o filme é inspirado em Grande Sertão: veredas, obra-prima de Guimarães Rosa. A equipe percorreu cenários do romance com o propósito de discutir o tema da diversidade. Em 19 de julho, o curta será exibido em Cordisburgo, terra natal do escritor, durante a Semana Rosiana.

O filme mostrou como personagens reais travam batalhas diárias para quebrar estereótipos de gênero e enfrentar o preconceito. Barra do Rio de Janeiro, Cordisburgo, Paracatu e Buritizeiro são cenários do romance e das histórias de Luana, Carol, Genildo, Débora e Kiara. Há 30 anos, em Pirapora, Genildo Castro revelou publicamente ser soropositivo. Foi incansável militante da prevenção da Aids em sua região. Ele morreu em maio, aos 65 anos.

O ator Elvécio Guimarães também participou do filme, lendo trechos do livro. Rodrigo Salvador compôs a trilha sonora. “Essa exibição amplia o alcance do trabalho que nasceu como uma reportagem especial, sempre com profundo respeito à obra de Guimarães Rosa e aos personagens reais”, diz Carlos Marcelo Carvalho, diretor de Redação do EM, autor da ideia original do projeto.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV