Festival reúne craques do piano em Belo Horizonte

Festival Internacional de Piano Solo, com apresentações, workshops, pocket shows, bate-papo e música ocupa o Cine Theatro Brasil Vallourec

por Ana Clara Brant 22/06/2018 08:00
Jackson Romanelli/EM/D.A Press
Wagner Tiso e seu inseparável piano na Festa de Música realizada em 2008, em BH (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)

O piano faz parte da vida do maestro e compositor Wagner Tiso desde que ele tinha 4 anos. A paixão nasceu por influência da mãe, Walda Tiso Veiga, professora de música e pianista. “A gente se mudou de Três Pontas para Alfenas, no Sul de Minas, e a mamãe dava aula para a cidade inteira. Naquela época, havia um piano de armário em praticamente todas as casas. Anos depois, o conservatório de Alfenas foi batizado com o nome dela”, recorda.

Ao longo de sua carreira, Wagner sempre teve o piano como parceiro inseparável, seja para criar arranjos e melodias, seja nos shows. Porém, ele sempre quis fazer um evento dedicado exclusivamente ao instrumento. “É um sonho antigo, mas o problema era viabilizar o projeto. Finalmente, conseguimos concretizá-lo e o mais bacana é que ele vai acontecer em Belo Horizonte. Sempre quis que fosse aqui”, diz Wagner, de 72 anos, 50 deles dedicados à carreira musical.

Nesta sexta-feira (22), o Cine Theatro Brasil Vallourec recebe o 1º Festival Internacional de Piano Solo, com apresentações, workshops, pocket shows, bate-papo e, claro, música de qualidade. “Grande parte da programação é de graça, uma oportunidade para as pessoas saberem mais sobre o instrumento, além de conhecerem grandes pianistas”, ressalta Tiso.

Entre os convidados estão músicos brasileiros e estrangeiros. O pianista norte-americano Cliff Korman é um deles. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Manhattan School of Music, Escola de Música de Brasília e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ele vai comandar um workshop no começo da tarde.

“Vários estilos e lugares estão representados no festival. Temos também o Marcos Ariel, do Rio, com trajetória consagrada; o Amilton Godoy, do Zimbo Trio, considerado um dos maiores pianistas do mundo; e o Ricardo Bacelar, que vai falar sobre música, arte e direito”, conta o maestro.

JOVENS A nova geração está representada por Luisa Mitre e o Ricardo Itaborahy, informa Wagner Tiso. Os dois vão tocar hoje à noite. Em 2018, ela venceu o Prêmio BDMG Instrumental. Graduada em piano e música popular,  mestre em performance musical pela UFMG, Luísa Mitre faz parte do grupo Toca de Tatu, em BH.

Por sua vez, Ricardo Itaborahy tem se apresentado com Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta e João Bosco, além do guitarrista norte-americano Stanley Jordan.

Piano é um instrumento imortal, perfeito, que permite criar e tocar obras de todos os gêneros musicais. Espero que o nosso festival seja o primeiro de muitos”, conclui Wagner Tiso.

PROGRAMAÇÃO
>> 10h30 – Workshop com Marcos Ariel
>> 14h – Workshop com Cliff Korman
>> 15h – Workshop com Ricardo Bacelar
>> 16h30 – Masterclass com Amilton Godoy e Wagner Tiso
>> 21h – Shows solo de Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman, Marcos Ariel, Luísa Mitre e Ricardo Itaborahy.  Encerramento: Wagner Tiso, Amilton Godoy, Cliff Korman e Marcos Ariel

FESTIVAL INTERNACIONAL DE PIANO SOLO
Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete s/nº, Centro. Nesta sexta-feira (22), a partir das 10h30. Workshops e masterclasses com entrada franca. Não é necessário fazer inscrição. Show com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Informações: www.eventim.com.br, (31) 3201-5211 e 2551-3139

MAIS SOBRE MUSICA