Dupla Felipe Nanda leva hip hop e arrocha para o sertanejo

Irmãos de Belo Horizonte se apresentam nesta quinta no Chalezinho e no sábado no Shopping Contagem

por Francelle Marzano 21/06/2018 12:04
Arnos Rodrigues/Divulgação
(foto: Arnos Rodrigues/Divulgação)
Que o sertanejo é o estilo musical mais tocado nas rádios do país nos últimos anos, todo mundo sabe. A disseminação do gênero também resultou em inúmeros lançamentos de sertanejos que buscam emplacar algum hit. Em Belo Horizonte isso não tem sido diferente. Uma nova dupla vem ganhando os holofotes apostando no autoral, ao contrário de boa parte dos novatos, que grava releituras: Felipe Nanda, que fazem show nesta quinta-feira (21) no Clube Chalezinho, e no sábado (23) no Arraiá de Contagem, no Shopping Contagem. 
 
Nascidos e criados em BH, os irmãos Felipe e Fernanda, de 22 e 27 anos, lançaram recentemente a música Titanic, composição de Felipe, com produção musical de Fábio Formiga, músico e tecladista da cantora Paula Fernandes. Assim como artistas consagrados que vêm mesclando ritmos em suas canções, Titanic traz uma mistura de hip hop com arrocha, que os irmãos preferem chamar de sertanejo pop. "É uma música que traz muito da nossa verdade, de situações que a gente vive no cotidiano. Falamos sobre uma desilusão amorosa, que todo mundo sabe o final da história mas insiste que dê certo", afirma Felipe. 
 
A dupla, que dispensa o tradicional "&" das duplas sertanejas, diz que pretende ser diferente não só no nome, mas também no estilo. "É diferente do convencional. Queremos preencher uma lacuna que existe no mercado, que é atender e criar uma identificação do público teen, jovem, com a música sertaneja. Por isso, começamos a inserir outros estilos nas nossas produções autorais, mesclando o sertanejo com funk e o hip hop, por exemplo. Saímos daquele sertanejo completamente sertão, para um sertanejo mais pop", afirma Nanda. 
 
Felipe Nanda começaram a cantar juntos em 2005. De lá pra cá, ganharam primeiro lugar num concurso musical elaborado por uma revista local, eliminando 800 concorrentes, fizeram turnê pelo interior de Minas e lançaram um EP com 7 músicas, todas autorais. Para Felipe, a maior dificuldade da dupla é encontrar um mercado fechado, meio averso às novidades. "A gente faz as nossas canções autorais, mas nos nossos shows, cantamos um pouco de tudo, até porque, o público gosta de ouvir o que está tocando nas rádios, o que eles conhecem, então fazemos uma releitura dos modões, dos novos sertanejos e, aos poucos, inserimos também nossas músicas autorais, mas não dá pra ser um show só com elas", completa. 
 
O compositor da dupla fala sobre o sonho de um dia ser reconhecido pela marca Felipe Nanda, pelo trabalho que expressa a verdade e o estilo da dupla. "A gente investe muito na internet para que as pessoas conheçam nossas músicas autorais e não nossas interpretações. A maior realização que um artista pode ter é saber que o público se identifica com seu trabalho. Temos o pé no chão e sabemos que não existe fórmula para o sucesso. Tem gente que trabalha 20 anos para virar uma música, tem gente que consegue fazer isso com meses", completa. 
 
Os irmãos dizem que são inúmeros os artistas que eles se espelham e que buscam em cada um deles referências como a performance da norte-americana Beyoncé, a presença de palco de Shawn Mendes, Bruno Mars e Justin Bieber, além do exemplo de relacionamento com o público, dos vocais e do estilo dos sertanejos Luan Santana, Bruninho e Davi, Leonardo, Bruno e Marrone e da rainha do funk-pop brasileiro, Anitta. 

EMOCIONEI BRASILERAGEM 
Com Felipe Nanda, Peu e Stoll, Felipe Hott e Stockler. Quinta (21), a partir das 22h, no Clube Chalezinho, Av. Mário Werneck, 530, Buritis. Ingressos: A partir de R$ 30. Informações: (31) 3286-3155

ARRAIÁ DO SHOPPING CONTAGEM
Com Felipe Nanda, Kayete, Quadrilha Kids Top, Arraiá da Rúbia. Sábado (23), a partir das 16h, no Shopping Contagem: Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Bairro Cabral, Contagem. Entrada franca. Informações: www.shoppingcontagem.com.br

MAIS SOBRE MUSICA