(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cia. Fusion de Danças Urbanas apresenta espetáculo de hip hop para crianças

'Mexerica' está em cartaz no CCBB até dia 29 de julho


18/07/2018 22:03 - atualizado 19/07/2018 09:00

A premiada Cia. Fusion de Danças Urbanas, representante do hip-hop na cena cultural de BH, apresenta nesta quinta-feira (19) seu primeiro espetáculo para o público infantil. Mexerica narra os encontros da personagem-título, uma gata, com tipos singulares no mundo animal, como um joão-de-barro b-boy e uma coelha surda.

A Cia. Fusion de Dancas Urbanas apresenta o espetáculo infantil Mexerica, no CCBB(foto: Pablo Bernardo/Divulgação)
A Cia. Fusion de Dancas Urbanas apresenta o espetáculo infantil Mexerica, no CCBB (foto: Pablo Bernardo/Divulgação)

O processo de crescimento e aprendizado da protagonista junto aos outros bichos busca evocar, na criançada, o respeito à diversidade e a importância da inclusão social. “Criamos uma história em que a compreensão se dá de forma mais simples, mas cuja linguagem corporal continua sendo a dança de rua, que é capaz de encantar tanto os adultos quanto as crianças”, conta o dançarino e diretor do espetáculo, Leandro Belilo.


Em cena, os integrantes da companhia encarnam sete personagens, que vivem entre a zona rural e o ambiente urbano. Das relações entre eles nasce a mensagem de respeito e valorização das diferenças. “No início, Mexerica tem medo dos cães, por serem tão diferentes dela, até que descobre que não há razão para isso e que eles podem conviver bem. O cerne do espetáculo é colocar em evidência a diversidade, com sete bichos tão distintos”, conta Belilo.

ACESSÍVEL

A inclusão social é outro tema caro aos artistas. Segundo o diretor, um dos diferenciais da montagem é o número de dança relacionado à coelha surda Zezinha, desenvolvido com a língua brasileira de sinais (Libras). “A acessibilidade é algo cada vez mais em alta e quisemos dar nossa contribuição, não com um tradutor de Libras acompanhando o espetáculo, mas com a linguagem de sinais incorporada à nossa linguagem corporal”, observa.


Em uma trajetória de sucesso, que começou em 2002, na periferia de Belo Horizonte, a Cia. Fusion mostra, em sua sétima montagem, a constante busca por renovação. Com Mexerica, os integrantes visam à formação de novos públicos para o hip-hop, cujos espetáculos de dança não costumam voltar o olhar para os pequenos.


“Nosso último espetáculo, Pai contra mãe, falava dos escravizados, abordando temas pesados como machismo e racismo. Entendemos também que era hora de dar uma aliviada em nosso processo de criação, para que o grupo pudesse ter um respiro, tratando de assuntos mais amenos, em outra atmosfera. Estar próximos das crianças, com toda a sua inocência, nos purifica”, afirma Belilo.

MEXERICA
Espetáculo da Cia. Fusion de Danças Urbanas. De hoje a 29 de julho, de quinta a domingo (exceto neste domingo, dia 15/7). Quintas e sextas-feiras, às 16h; sessões duplas aos sábados e domingos, às 11h e às 16h. Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários. (31) 3431-9400). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)