Cercada por controvérsias, 'Arrested development' ganha novos episódios na Netflix

'Show' politicamente incorreto ganha oito novos capítulos que chegam à sombra das denúncias de assédio contra o ator Jeffrey Tambor

por Mariana Peixoto 01/06/2018 08:43

Saeed Adyani/Divulgação
Jason Bateman, Jeffrey Tambor e Jessica Walter contracenam na quinta rodada da série sobre um clã inescrupuloso. (foto: Saeed Adyani/Divulgação)

Cinco anos se passaram até a Netflix lançar a quinta temporada de Arrested development. Só a primeira parte, com oito episódios, está no ar – outros nove serão lançados posteriormente. Criada pela Fox em 2003, foi cancelada após três temporadas na TV aberta. Em 2013, a plataforma de streaming recuperou a comédia com uma quarta temporada, que só agora tem continuidade.

Melhor pior família da história recente da produção televisiva, Arrested development acompanha a trajetória dos Bluth, que perdem tudo depois de um escândalo financeiro. Inescrupulosos, ególatras e politicamente incorretos, eles continuam sua jornada ao longo das temporadas – a produção criada por Mitch Hurwitz faz um humor inteligente, diferente, longe dos clichês do gênero. É uma daquelas séries mais cultuadas do que propriamente populares.

Tal qual seu personagem, o patriarca George Bluth – protagonista da fraude que deu início à história –, o ator Jeffrey Tambor enfrenta uma controvérsia. Recapitulando: em novembro, foi acusado de assédio sexual por integrantes da série Transparent, que ele protagonizava. Em fevereiro, a Amazon Prime Video – produtora da comédia sobre um pai de família e avô que se assume transsexual – demitiu o ator. Ele negou as acusações e pediu publicamente desculpas.

Com a demissão (o futuro de Transparent ainda está em aberto), a Amazon desistiu de indicá-lo à categoria de melhor ator de comédia do Emmy (prêmio que ele venceu em 2015 e 2016 pelo mesmo papel).

Colocando mais lenha na fogueira, a Netflix anunciou que mandou o nome de Tambor para uma possível indicação na categoria melhor ator coadjuvante em série de comédia por Arrested development. O prazo de submissões das inscrições terminou nesta quinta-feira (31/5). Os indicados à principal premiação da TV americana serão anunciados em 13 de julho – a cerimônia está marcada para 17 de setembro.

A história não para por aí. O comportamento de Tambor durante as filmagens de Arrested development dividiu seus colegas de elenco, conforme relatou o The New York Times. Em entrevista, as atrizes Jessica Walter (Lucille Bluth) e Alia Shawkat (Maeby Fünke) criticaram atitudes dele durante as gravações, o que acabou gerando uma discussão com Jason Bateman (Michael Bluth, o protagonista da série) e o próprio Tambor.

O mote dos novos episódios é a personagem Lindsay Bluth Fünke (Portia de Rossi) tentando ingressar na política. Com os holofotes sobre Tambor por razões nada nobres, uma nova leva de espectadores poderá se interessar pela comédia dos Bluth. Não irão se decepcionar.

 

Abaixo, confira o trailer: 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV