BBB18: jogadora super-sincera, Mara se despede com oração da humildade

Cientista política, que está no Paredão, prepara almoço com cardápio mineiro para os colegas de confinamento e cita São Francisco de Assis em tom de despedida

por Estado de Minas 30/01/2018 17:12

Globo/Reprodução
Mara disputa o primeiro Paredão do BBB18 com Ana Paula (foto: Globo/Reprodução)

A cientista política mineira Mara, de 53 anos, professora da UFMG, que disputa hoje o primeiro Paredão da edição 2018 do BBB na noite desta terça (3o) com a atriz e estudante de jornalismo de Santa Catarina Ana Paula, de 23 anos, se caracterizou na primeira semana do reality por falar muito – ela chegou a ficar rouca – e não esconder suas opiniões, sempre assertivas.

Com sua personalidade marcante e sua insistência em falar em estratégias e esquadrinhar jogadas na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão, a mineira fez desafetos na casa, sobretudo o líder Mahmoud, que a indicou ao Paredão.

 

Na opinião de Mahmoud, Mara queria "incendiar a terceira guerra mundial" na casa e provocava deliberadamente atritos e conflitos. Em suma, ele enxergou Mara com uma fonte de intrigas, opinião que magoou a  professora a ponto de fazê-la chorar num desabafo com Nayara na tarde de segunda (29). Mara se ofendeu com a acusação de ser "conspirara".

Foi Mahmoud quem indicou também a adversária de Mara no Paredão. No caso de Ana Paula, o líder se aborreceu por ter sido chamado por ela de "viado". A atriz, que se autodefine como "bruxa", insistiu no termo mesmo depois de o sexólogo de Rondônia deixar claro que ser chamado assim o desagradava.

Na tarde desta terça (30), Mara, que se desentendeu com seu grupo ao ser excluída da Prova da Comida, fez questão de preparar o almoço – optou por um cardápio de comida mineira – e fez um discurso antes que todos se servissem.

 

A cientista política afirmou que o Paredão significará uma espécie de morte (caso saia do jogo, com o "game over") ou renascimento (caso seja a escolhida para ficar e com isso inaugure uma nova etapa). Ela quis então deixar uma mensagem para os colegas de confinamento e, emocionada, cantou a Oração de São Francisco: "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz/ Onde houver ódio, que eu leve o amor
/ Onde houver ofensa, que eu leve o perdão/ Onde houver discórdia, que eu leve união/ (...) Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado/ compreender, que ser compreendido/ Amar, que ser amado/ pois é dando que se recebe/ é perdoando que se é perdoado/ é morrendo que se vive/ para a vida eterna".

Mara afirmou que não é religiosa, mas que gosta especialmente dessa oração porque ela é "um projeto de vida".

Confira, a seguir, algumas frases marcantes da mineira no jogo:

. "Essa turma vai estar na comissão de frente da guerrilha que eu vou organizar para derrubar o poder aqui dentro" (vendo a personal trainer Jéssica se exercitar com os brothers)

. "A beleza brasileira está em tudo. Até o Papito (o pai da família Lima), se você olhar bem, tem seu charme. Olha lá. Pega uma lupa para você ver." (em conversa com Jorge, sobrinho de Ayrton)

. "A dignidade de quem acabou de levar uma tortada e bota os óculos. Tem que levar a tortada no salto, meu amigo." (durante a Prova do Veto)

. "Tem gente que diz: 'Não faço comentário'. Não faz comentário porque não tem muito cérebro para poder comentar." (em conversa com Nayara)

. "O BBB não é amor, é uma cilada." (avaliando o jogo para a produção)

. "Rapaz, eu não vim para casa de Big Brother para ouvir macho alfa alfar." (reclamando da decisão de Lucas de excluí-la da Prova da Comida)

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV