Rede Minas troca Roda viva por Voz ativa

Com José Celso Martinez Corrêa como convidado, emissora estreia hoje versão de programa de entrevistas no mesmo horário da atração produzida em São Paulo

por Márcia Maria Cruz 08/01/2018 08:20
Rede Minas /Divulgação
(foto: Rede Minas /Divulgação)

A partir desta segunda (8), a Rede Minas deixa de exibir o programa de entrevistas Roda viva e passa a ocupar esse horário da programação (22h15) com uma atração produzida em Belo Horizonte, com formato semelhante. Conduzido pelo jornalista Florestan Fernandes e com uma bancada de entrevistadores convidados dispostos em círculo, o Voz ativa coloca um entrevistado no centro de suas atenções a cada semana.


Para a estreia, foi convidado o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa. Ao seu lado, Fernandes terá como entrevistadores as jornalistas Carla Gimenez (El País) e Papola Bicalho (Rede Minas), a diretora do grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros, a professora emérita da UFMG Eneida Maria de Souza e o diretor e dramaturgo João das Neves.


Além de abordar a situação do teatro no mundo e a experiência específica do Teatro Oficina, de Zé Celso, a conversa girará em torno das recentes tentativas de censura às artes e do papel da cultura diante da crise. A lista de futuros entrevistados do Voz ativa inclui Celso Athayde, da Central Única das Favelas (CUFA), a filósofa Djamila Ribeiro, o secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, o sociólogo Jessé Souza, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras e o estilista Ronaldo Fraga. “Os temas não se esgotam no programa. Queremos, por exemplo, conversar com Rodrigo (Pederneiras) sobre se existe ou não uma linguagem brasileira da dança, que linguagem é essa e como identificá-la. A moda está reclamando uma discussão sobre o seu papel. Por isso chamamos o Ronaldo (Fraga)”, diz Chico de Paula, diretor do programa.

RÁDIO - O programa terá uma edição especial para rádio, com uma hora de duração, às terças-feiras, a partir do dia 9, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, a partir do dia 14, às 22h, irá ao ar também pela Inconfidência AM. Sobre a escolha do mediador, Chico de Paula afirma: “Florestan já desempenhou esse papel e está próximo do pensamento e modelo de jornalismo que norteia o programa”.


Para além da atuação destacada dos entrevistados, o diretor diz que “a proposta é dar voz ativa a quem tem papel relevante para tratar sobre determinado tema e não tem espaço na mídia. Dentro disso, ouviremos todas as vozes, independentemente de posição partidária”. Com pretensão de dar alcance nacional ao programa de entrevistas, a Rede Minas firmou parceria com o jornal El País, que terá cadeira cativa na bancada de entrevistadores e participação na definição dos temas.


A estratégia inclui a divulgação do programa em diferentes formatos, não só na TV, mas envolvendo também mídias como Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. “A TV deixa de ser o canal exclusivo de divulgação e nos aproximamos do modo contemporâneo de assistir ao audiovisual com o uso do streaming”, afirma o diretor. O programa será transmitido via internet pelos canais do El País. “O debate não se extingue no programa. Faremos o recorte e abordagens das questões e temas para que a discussão aconteça em outros canais. Queremos nos aproximar da opinião de quem está assistindo”, diz Chico de Paula.


O compositor Chico Buarque cedeu o direito de uso da música Roda viva para a abertura do programa. Será usada a versão interpretada por Fernanda Porto.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV