Michele confirma favoritismo e vence o 'MasterChef Brasil'

Com duas mulheres na final, o programa ressaltou o empoderamento feminino; campeã está sendo acusada de copiar receita

por Marina Simões Diário de Pernambuco 23/08/2017 08:31
Band/Reprodução
'Essa temporada provou a força da mulher. E fico honrada de representar isso. Foi um desafio cumprido e vencido', disse Michele. (foto: Band/Reprodução)
A emoção e a tensão tomaram conta da grande final do MasterChef Brasil, nesta terça-feira 22, na Band. Com duas mulheres na cozinha, o programa ressaltou o empoderamento feminino na gastronomia. As finalistas Michele Crispim e Deborah Werneck prepararam um menu autoral na última prova do reality. A vencedora foi revelada através de uma ligação. Quem levou o troféu Masterchef Brasil 2017 foi Michele. ''Essa temporada provou a força da mulher. E fico honrada de representar isso. Foi um desafio cumprido e vencido'', disse a cozinheira ao receber o título. ''A cada temporada desse programa dá para perceber que o Brasil vem mudando a forma como enxerga a gastronomia. E esse mérito é nosso. Parabéns a todos'', agradeceu Paola Carosella nas considerações finais. 

Conhecido por promover a interatividade, o programa foi exibido parte ao vivo e parte gravado. A cerimônia contou com uma sala interativa comandada pelo influenciador digital Hugo Gloss. Ele recebeu convidados para comentar ao longo do programa e tuitar sobre a prova. Participaram da ação Jiang Pu, Isabeli Fontana, o humorista Carioca e o apresentador Milton Neves. Já nos estúdios, Ana Paula Padrão recebeu os participantes da quarta temporada e as famílias das finalistas.

Em prova única, as cozinheiras tiveram duas horas e quarenta e cinco minutos para executar um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. Cada prato foi avaliado individualmente pelos jurados Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça. Os primeiros 45 minutos foram para as entradas. Deborah apostou em vieiras seladas com farofa de bacon. ''A vieira estava crua no meio e o chips foi desnecessário'', apontou Fogaça. ''É uma entrada interessante. O ponto da vieira é relativo, não vejo um defeito. O que me surpreende é o aioli de azedinha, sem sabor, faltou o cítrico. O conceito você já tem, não esqueça do sabor'', alertou Paola. ''A apresentação está bonita, mas o grande defeito do prato é que não tem acidez'', criticou Jacquin. Michele fez um tutano com crosta de cogumelo e farinha panko. ''Infelizmente não tenho absolutamente nada ruim para falar do teu prato. Está esteticamente impactante, com combinação de texturas. Foi um grande trabalho'', elogiou Paola. 

Uma hora depois, elas apresentaram o prato principal. Michele fez o cupim recheado com pupunha e purê de alho poró. ''Muito interessante. Ousadia e criatividade. Muito bom'', disse Jacquin. ''Apresentação está bonita. Rústica e delicada ao mesmo tempo'', apontou Fogaça. ''O purê está um pouco amargo. A folha do poró pode dar um amargor. E a carne tem gosto de carne de panela. Falta de contraste'', enumerou Paola. Deborah optou por lasgosta com chuchu laminado e farofa de castanhas. ''Você trabalhou bem e conseguiu fazer uma lagosta boa'', comemorou Jacquin. ''Adorei o chuchu. O ponto da lagosta está perfeito. É uma combinação interessante de texturas'', avaliou Paola.   
 
Na terceira e última etapa, as participantes finalizaram o menu autoral com as sobremesas. Michele teve um contratempo e descobriu que o coco estava azedo. Ela ficou abalada e chorou durante a prova. Deborah entregou um mil folhas de tangerina com farofa de pistache. ''Tua sobremesa é muito coerente com o resto do cardápio. Está muito correta'', elogiou Paola. ''Você fez um menu equilibrado. Gostei desse mil folhas. Poderia ter mais creme'', apontou Jacquin. Já Michele preparou um tartar de frutas com baba de moça e tapioca. ''Delicado e suave. Gostei da sua ideia e da apresentação'', disse Jacquin. ''Ele fecha bem seu cardápio. Gostei muito da ideia, mas dá para refinar. A baba de moça dá a cremosidade do prato, e está faltando um pouco'', sugeriu Paola.  

No final do programa, Ana Paula Padrão anunciou a data da próxima temporada. O MasterChef Profissionais vai estrear no dia 5 de setembro
 
CÓPIA? Um usuário do Twitter destacou as dificuldades pelas quais a participante passou ao longo do programa: ''Michele: Menosprezada pela adversária. Ridicularizada pelo mezanino. Evoluiu sempre. Pisou nas inimigas. REVENGE. CAMPEÃ! FIM!''. No último dia de provas, a tarefa era preparar três pratos autorais: entrada, prato principal e sobremesa. Por ter usado farofas em todos, Deborah também virou piada. ''A farofa pronta não pode ganhar o MasterChef!'', escreveu um fã. 

A sobremesa dela, no entanto, foi alvo de polêmica. A chef Bel Coelho, que já gravou participações no programa e é amiga de Paola Carosella, a acusou de copiar a receita. ''Feio feio feio: Michele do MasterChef copiou receita da Bel Coelho na cara dura'', comentou a jornalista Ailin Aleixo, ao que a cozinheira respondeu: ''Sinto-me honrada de ser copiada, mas é feio não dar o crédito. Feio pra ela! E na final, a sobremesa deveria ser uma criação''. No Instagram, Bel voltou a falar do assunto: ''Vocês têm razão! Tenho que me sentir honrada de servir de inspiração''. 
 
 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV