'MasterChef': Candidato erra três vezes preparo de rã e é eliminado

Após serem desafiados a prepararem um 'prato perfeito', cozinheiros passaram por prova de eliminação de alta exigência

por Diário de Pernambuco 02/08/2017 08:24
Band/Reprodução
Ao sair, participante recebeu convite para trabalhar no restaurante de Eric Jacquin. (foto: Band/Reprodução)
O episódio do MasterChef Brasil desta terça-feira, 1º, exigiu performances de alto nível dos cinco participantes. A primeira prova era para preparar um ''prato perfeito'' com cortes especiais de carnes. Já na prova de eliminação, eles cozinharam um ingrediente exótico: a carne de rã. Leonardo errou o preparo do animal em três receitas e deixou a competição. 

Na primeira prova, os cozinheiros tiveram que fazer um ''prato perfeito'' para garantir uma vaga no TOP 4. Eles trabalham com cortes especiais como carré de cordeiro, assado de tira, t-bone, carré de javali e stinco de cordeiro. Foram duas horas de prova e mercado livre. Quem terminasse primeiro o prato poderia submetê-lo à avaliação dos chefs e encerrar a prova. Os critérios avaliados foram o ponto, a apresentação e o sabor.
 
Léo foi o primeiro a entregar um carré de javali com purê de banana da terra e farofa de bacon. ''O javali muito gostoso, mas está seco'', criticou Paola Carosella. Valter fez um assado de tiras e foi o segundo a levar o prato. ''Está muito salgado. Não achei nenhuma coisa boa no teu prato. Está ruim'', apontou Eric Jacquin. Michele cozinhou o t-bone e, de acordo com os jurados, acertou no ponto da carne. ''Está cheio de pequenos erros técnicos. O molho e a carne estão ligeiramente salgados'', disse Paola.
 
Já Deborah, fez um carré de cordeiro ao molho de ervas, mas também não passou na avaliação. ''O cordeiro está no ponto certo. Mas seu prato está faltando de tempero e personalidade'', observou Jacquin. Victor Vieira foi o último. Ele usou quase todo o tempo da prova para transformar o stinco de cordeiro em uma receita chinesa. Na avaliação, ganhou elogios dos três chefs e venceu a prova. ''Para mim é um prato perfeito'', disse Paola.
 
Na prova de eliminação, os participantes foram desafiados a cozinhar carne de rã. ''É uma carne muito delicada. Tem que tomar cuidado com o ponto'', alertou Paola. Michele ficou assustada, pois tem medo do animal, e chorou na cozinha do MasterChef. A prova foi dividida em três etapas e a cada aumentava o nível de dificuldade

Primeiro, eles tiveram três minutos para o mercado e 25 minutos para preparar um prato. Na avaliação dos chefs, os dois melhores foram os de Michele e Deborah. Apenas Michele subiu para o mezanino. Na segunda etapa, os três concorrentes podiam escolher apenas cinco ingredientes no mercado e tiveram 20 minutos para executar. Valter se saiu melhor dos três e escapou da eliminação. 

A decisão final ficou entre Deborah e Léo. Eles prepararam um terceiro prato, a rã à provençal. Segundo Paola, a estética do prato de Léo não estava adequada e a combinação dos molhos deixou a receita oleosa. Por isso, ele deixou a competição. Na despedida, Jacquin ofereceu uma vaga para o cozinheiro.
 
''Aos 22 anos você ainda tem a vida toda pela frente e um futuro na cozinha. Se quiser passar um tempo ao meu lado, será bem-vindo'', disse. ''Fico feliz em sair e deixar ótimos cozinheiros aqui. Estou torcendo para Deborah'', disse Leonardo, que afirmou que vai continuar estudando gastronomia e sonha em ter um restaurante três estrelas.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV