No ar com três reprises na Globo, Caio Castro fala da carreira

Na quarentena, ator pode ser visto em Malhação, Novo mundo e Fina estampa

Estadão Conteúdo 07/06/2020 04:00
Raquel Cunha/Globo
Caio Castro como dom Pedro I, em Novo mundo. Ator diz que teve a "permissão ancestral" do imperador para fazer o papel (foto: Raquel Cunha/Globo)
Nascido em Praia Grande, cidade do litoral sul paulista, Caio Castro surgiu na tela da TV ao participar do concurso Casal Malhação, um quadro do programa Caldeirão do Huck. Foi assim que, em 2007, ele integrou a novela teen, que pode ser vista em sua reprise no canal Viva e mostra o início de uma carreira que já conta com mais de 10 anos.
 
Ao longo desse tempo, Caio atuou em diversos folhetins, séries e filmes. Dinâmico e pronto para novas empreitadas, é também empresário, adepto de exercícios físicos e apaixonado por tatuagem. 

Além de poder ser visto em Malhação, na época em que estava com 18 anos, o ator também surge agora em outros dois folhetins reapresentados pela Globo. Em Fina estampa, de 2011, ele é Antenor, o filho que renega a mãe, um rapaz muito egoísta e que não mede esforços para ganhar dinheiro e integrar a alta sociedade. 

E dá vida ainda ao imperador dom Pedro I, na novela Novo mundo, que foi exibida originalmente em 2017. Sobre essas interpretações, em fases diferentes de sua carreira, Caio Castro conversou por telefone com a reportagem, direto de sua casa, em São Paulo, onde está cumprindo à risca sua quarentena.

Para o ator, essa é uma possibilidade de poder ver o próprio trabalho de uma forma diferente, distante, como um telespectador, algo que não tinha como fazer na época das gravações. Nada mais correto, pois, como ele diz, quando estava trabalhando, seu olhar era profissional e tinha de avaliar se havia possibilidade de alterar alguma coisa, se podia corrigir, se fosse o caso, algo que estivesse fora do tom.

"Meu olhar era técnico, era para melhorar a minha performance na época", conta Caio Castro. "Agora não tem o que fazer, virou história, minha história, mas tenho a possibilidade de assistir como telespectador, com distanciamento, e avaliar de outra forma”, comenta.

Por outro lado, Caio conta que é curioso se ver na tela nesses trabalhos passados. "Porque eu vejo nitidamente algumas coisas de que nem me lembrava, coisas que talvez eu não fizesse de novo ou outras que faria, porque gostei bastante", revela, avaliando terem sido essas atuações completamente diferentes, o que o choca algumas vezes. "Eu vejo algumas cenas, principalmente em Malhação, e digo: ‘Caramba, foi ao ar esse tipo de coisa?, não acredito que possa ter sido exibida’."

Com relação a viver dom Pedro I, na novela Novo mundo, também em reprise na Globo, Caio Castro conta que foi um dos papéis mais importantes que fez, inclusive diz que teve uma "permissão ancestral" do retratado, para poder fazer o imperador do Brasil. Ele lembra que pensava que seu personagem, na novela, seria secundário, que haveria uma outra história em paralelo, mas foi uma boa surpresa descobrir a importância do que faria, que seria sim, o protagonista do folhetim.

SELTON
Entre as curiosidades dessa fase, Caio lembra a surpresa ao receber mensagem do ator Selton Mello, que viverá dom Pedro II na próxima novela das seis, Nos tempos do imperador, que será uma sequência de Novo mundo. "Eu surtei", diz sobre ouvir Selton pedir ajuda na construção de seu personagem, no caso, o filho do imperador Pedro I.

"A mensagem mais inesperada de todas foi a que ele me mandou perguntando se eu tinha algo para passar para ele, se eu poderia dizer alguma coisa para ajudar na construção do personagem", conta. "Isso para mim, como artista, tendo o Selton como uma das minhas referências, foi muito especial. Ele ter essa preocupação e essa vontade de querer saber mais do ‘pai’ dele foi muito legal", relata. 

O ator até mostrou o áudio para a família. E confessa que foi surpreendente ter esse contato com Selton, um referencial para ele. "Dentro da profissão, na forma como conduz sua carreira e como trabalha os personagens. Sou fã", diz.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV