'MasterChef': Deborah e Michele se classificam para a final da disputa

Na hora de preparar um prato de autoria própria, Valter apostou em um filé mignon que já havia sido preparado no reality

por Diário de Pernambuco 16/08/2017 08:37
Band/Reprodução
Deborah e Michele disputam a final do 'MasterChef Brasil' na próxima terça-feira, 22. (foto: Band/Reprodução)
Está definida a final da quarta temporada do MasterChef Brasil. Deborah e Michele vão disputar o troféu de melhor cozinheiro amador de 2017. O episódio desta terça-feira, 15, combinou técnica, reprodução e muita criatividade.
 
Na primeira prova, os participantes refizeram receitas dos vencedores das temporadas passadas. Já na prova de eliminação, prepararam um clássico francês, o pate en croute, além de um prato principal de autoria própria. Na avaliação dos chefs, Valter ficou na zona de conforto ao repetir um prato que já havia sido feito durante o reality e foi o eliminado. Ele preparou um filé mignon ao molho de mostarda, onde o molho estava grosso. 

Na primeira prova da noite, Ana Paula convidou os três campeões do MasterChef: Izabel (2014), Elisa (2015) e Leonardo (2016). Os cozinheiros tiveram que replicar os pratos usando apenas o paladar. Valter escolheu o polvo grelhado com arroz vermelho e emulsão de hortelã (Leo), Deborah cozinhou o ravioli de pupunha com abobara defumada e molho de cogumelo selvagens (Izabel) e Michele reproduziu o filé mignon com couve-flor roti e purê cítrico (Elisa). Eles tiveram três minutos para fazer mercado e uma hora para executar a prova. 

Na avaliação, os chefs apontaram os erros do prato de Michele. ''Seu prato não está igual. Seu purê está muito cítrico e a carne não ficou no mesmo ponto'', indicou Eric Jacquin. Segundo os chefs, Deborah fez um trabalho de reprodução. ''Não senti o defumado, mas o sabor estava bom'', afirmou Paola Carosella. Na avaliação de Valter, os chefs constataram que a emulsão desapareceu. ''O polvo cozinhou por muito tempo. Não precisava de tantos minutos na panela'', orientou Henrique Fogaça. ''Após nossa degustação e avaliação. Quem vai subir é Deborah'', anunciou Jacquin. 

A prova de eliminação foi para cozinhar um clássico da culinária francesa, o terrine ou patè en crouté como entrada e um outro prato principal da escolha do participante. Valter e Michele tiveram duas horas e meia para completar a prova. Valter apresentou uma terrine de carne e o prato principal foi um filé mignon ao molho de mostarda. Já Michele fez a terrine de porco e um ragu de pato com cama de legumes.
 
Na avaliação de Valter, os chefs criticaram o uso do bife ancho e que a massa ficou seca. Já o prato principal, o molho estava grosso, mas o ponto da carne ficou perfeito. Para Michele, a terrine dela faltou cremosidade e firmesa no recheio. ''O sabor não ficou agradável. Está bem de forma, mas muito mal de conteúdo'', disse Paola. Já o prato principal surpreendeu os jurados. ''Está bem feito, saboroso. Foi uma ousadia boa'', disse Jacquin.

''Valter, sua terrine saiu do óbvio e mas acabou virando um bolo de carne. Michele, sua terrine ficou com a massa seca e o recheio faltou sabor'', contou Fogaça. ''A batata estava boa, a carne no ponto certo, mas o molho ficou muito grosso. Valter trabalhou na zona de conforto e Michele foi mais ousada. Por esses motivos, Michele: você vai para a final'', completou.
 
Após deixar a cozinha, em conversa com Ana Paula, Valter adiantou que pretende abrir um restaurante de carnes e frutos do mar. Ele explicou ainda que estava abalado por causa de problemas pessoais. ''Em uma semana roubaram minha casa e bateram no carro. É complicado ficar longe'', afirmou. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV