A cirurgia para alongar o dedinho do pé dói muito?

Se conduzida de forma adequada, a dor pode ser bem controlada e tornar o procedimento cirúrgico algo bem factível

19/01/2023 06:00
Tiago Baumfeld

Tiago Baumfeld/Divulgação
(foto: Tiago Baumfeld/Divulgação)

Se conduzida de forma adequada, a dor pode ser bem controlada e tornar o procedimento cirúrgico algo bem factível A doença do dedinho do pé pequeno! É isso mesmo, a braquimetatarsia, caracterizada pelo encurtamento de algum ou mais de um dos dedos do pé, está relacionada ao encurtamento de um osso do pé chamado metatarso.

A braquimetatarsia é mais comum entre mulheres e costuma ocorrer mais frequentemente no quarto metatarso. Ao contrário do que muitos pensam, o problema não é no dedo em si, mas sim no osso metatarsal curto, que faz com que o dedo encurte.

O maior prejuízo da braquimetatarsia é estético, mas algumas pessoas podem ter dor ou dificuldade para usar calçados fechados. Em algumas situações esse prejuízo estético também pode causar repercussão social grave, com casos de fobia social em situações que os pés tem que estar à mostra.

Após a identificação e detalhamento do problema com radiografias, a braquimetatarsia é passível de correção com alongamento do osso metatarsal. Isso pode ser feito de forma aguda, com enxerto ósseo, ou mais lenta, com o uso de um pequeno fixador externo.

A decisão entre essas duas técnicas envolve vários fatores, mas o grau de encurtamento é um fator determinante. Grandes encurtamentos não podem ser corrigidos agudamente devido ao risco imposto aos vasos e aos nervos do dedinho acometido.

Escolhendo a técnica adequada para correção, a cirurgia tem bons resultados funcionais e estéticos. E, respondendo a pergunta do título da coluna: não, se conduzida de forma adequada, a dor pode ser bem controlada e tornar o procedimento cirúrgico algo bem factível.

Se quiser ver mais um pouco sobre isso, clique aqui.